Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 14/05/2018
Suspeito de ordenar a morte de Marielle vai para presídio federal
Compartilhar Notícia
O ex-PM conhecido como Orlando de Curicica, na ocasião da sua prisão (Foto: Divulgação)


A 5ª Vara Criminal da Capital determinou, nesta segunda-feira (14/05), a transferência de Orlando Oliveira de Araújo, conhecido como Orlando de Curicica, para um presídio federal de segurança máxima. Na decisão também foi deferida a manutenção provisória de Orlando na Penitenciária Laércio da Costa Pelegrino (Bangu 1), enquanto o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) não decide para qual dos quatro presídios federais Orlando será transferido. Orlando é um dos suspeitos de envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco, segundo o depoimento de uma testemunha.

 

O advogado Renato Darlan, que defende o ex-policial militar, disse nesta segunda-feira que solicitou à Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) a transferência de seu cliente. Segundo Darlan, Orlando já sofreu uma tentativa de envenenamento.

 

Ainda segundo o advogado, a previsão é de que Orlando seja ouvido pelo Ministério Público, nos próximos dias, por conta da suspeita de envolvimento no caso Marielle.

 

— Isso será feito na presença de representante da defesa do meu cliente - concluiu.

 

Na decisão, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) alegou em seu pedido que a transferência “é de grande relevância para o interesse da segurança pública, visando inibir a atuação do preso em referência e de coibir eventuais associações criminosas, bem como quaisquer outras práticas que atentem contra o Estado e a população”.

 

De acordo com documento elaborado pelo Serviço de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança, Orlando de Curicica é apontado como o principal líder do grupo criminoso conhecido como "Milícia de Jacarepaguá". Orlando encontra-se preso pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, de acessórios e de munição de uso restrito. Ele também já foi condenado por crimes de roubo circunstanciado e responde a processos por crimes de organização criminosa armada e de homicídio qualificado.

 

Em carta escrita dentro do presídio, Orlando nega que tenha ajudado a planejar a morte da vereradora Marielle Franco e afirma que “nunca tinha ouvido falar dela”. No documento, divulgado pelos advogados de defesa de Orlando, ele afirma não ter “qualquer envolvimento com este crime bárbaro”.


Fonte: Extra







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados