Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 01/05/2015
Saúde de Naviraí elimina possíveis focos do aédes em bueiros e troncos de árvores
Compartilhar Notícia
Saúde intensifica ações contra o mosquito transmissor da dengue (Folha de Naviraí/Jr Lopes)


Há aproximadamente 15 dias, agentes do Núcleo de Controle de Vetores do setor de Vigilância em Saúde da prefeitura de Naviraí vêm atuando na eliminação de possíveis focos do mosquito aédes aegypti em bueiros e ocos de árvores antigas da cidade.

 
Nos bueiros tem sido aplicado o veneno Bendiocarb que extermina o mosquito transmissor da doença bem como as larvas. Já a água parada que fica acumulada nos ocos das árvores é eliminada tapando o local com areia. Quatro agentes utilizando duas Bombas-Costais vêm borrifando em média, 200 bueiros por dia na cidade, enquanto outros dois servidores do setor sai à caça de possíveis criadouros nas árvores.

 
Além dessa medida por parte do Controle de Vetores no combate à Dengue pela cidade, seguem as ações de bloqueio do mosquito contaminado. Segundo José Pereira, gerente do Núcleo de Controle de Vetores, na primeira semana de Maio acontece mais um LIRA (Levantamento de Infestação Rápida do Aedes) que visa apontar o índice de infestação do mosquito transmissor da Dengue.


“Este é o segundo LIRA em 2015. O primeiro no início do ano apresentou índice de 1,4% de infestação colocando Naviraí na posição de risco médio para epidemia de Doença” disse José Pereira reforçando que o tolerável pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de 1%. O trabalho da equipe do Controle de Vetores, que hoje conta com 44 agentes, segue ininterrupto.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados