Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 29/05/2015
PM de Naviraí encerra o Curso de Formação de Soldados com instrução de campo
Compartilhar Notícia
Todas as atividades foram planejadas e implementadas pelo Corpo de Alunos de Naviraí (Fotos: Umberto Zum)


Esta semana os alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) 2014/2015, que estão em formação no 12º Batalhão de Polícia Militar em Naviraí, participaram de uma Instrução de Campo promovida pelo Batalhão. A instrução tinha como objetivo treinar o auto-domínio e testar a resistência à fadiga, pondo o aluno em contato com as dificuldades características da atuação policial militar, sendo desenvolvido em ambiente de mata e terreno rural.


Os alunos foram observados e avaliados quanto ao desempenho intelectual, emocional e físico em situações de execução e comando, sob condições adversas como: cansaço físico, intempéries, frio, umidade, pouca alimentação, sono, tensão emocional, condições do terreno e desconforto.


Armados com fuzil e equipados com mochila e diversos instrumentos para auxílio durante o exercício, os alunos foram conduzidos até o Campo de Instrução, em uma marcha de 15 quilômetros, onde foram realizadas as atividades.


Todas as atividades foram planejadas e implementadas pelo Corpo de Alunos de Naviraí, sob o comando do Maj QOPM Natanael Bonatto de Souza, contando ainda com a presença do Comandante do Corpo de Alunos do Batalhão, Cap QOPM Júlio Marcos Echeverria Silva, os quais inspecionaram o Campo de Instrução, além do Corpo de Bombeiros de Naviraí e da Polícia Militar Ambiental.


Os comandantes, instrutores e monitores dos Pelotões acompanharam todas as atividades dos alunos durante o exercício. Além do efetivo do Batalhão, o exercício ainda contou com a presença de instrutores experientes da Polícia Militar Ambiental (PMA) e Corpo de Bombeiro Militar (CBM), além de uma equipe pronta para atendimento de socorros de urgência. Além do aprendizado adquirido, um dos pontos fortes do exercício é o fortalecimento do espírito de corpo entre os alunos, virtude essencial para a atividade policial militar.


Diversas foram as instruções ministradas durante o exercício, entre elas técnicas para lidar com animais peçonhentos que podem ser encontrados na mata, técnicas de orientação e navegação diurna e noturna em mata e em ambiente rural, técnicas de socorros de urgência em campanha e condução de feridos em situações adversas, técnicas de transposição de cursos d’água e ambientação aquática, aprendendo a lidar com o frio e umidade, construção e utilização de abrigos improvisados, patrulha rural, busca terrestre, acuidade visual e auditiva, disciplina do uso de luzes e ruídos e utilização de armamento químico e seus efeitos.


Após essas atividades, os 88 alunos retornaram em marcha a sede do 12º Batalhão de Naviraí, no final da manhã de ontem (28) e posteriormente, diligenciaram até a Associação de Cabos e Soldados de Naviraí (ACS), para as considerações finais.


Na Associação, os alunos, instrutores e monitores, foram recebidos pelo Comandante do Batalhão, Tenente Coronel QOPM Ezequiel Martins dos Santos, onde este teceu vários elogios pelo empenho de todos alunos, bem como, de todos os Policiais Militares e Bombeiro Militar, que colaboram com todo o exercício.


O Comandante do Batalhão, ainda divulgou a Ata Final de Conclusão do Curso de Formação de Soldados de Naviraí, declarando o enceramento do CFSd, parabenizando cada aluno, em especial a 1ª colocada, a Al Sd PM Silvia Tatsue Zaha Rodrigues, convidando todos os presentes para o almoço de enceramento.


Fonte: Tánamídianaviraí







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados