Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 01/05/2015
Inova Senai 2015 divulga os vencedores na Caça Talentos Expo
Compartilhar Notícia
Produto vencedor competiu com outros 15 projetos expostos durante o evento


O projeto da telha multiflex foi o vencedor do Inova Senai, realizado durante a Caça Talentos Expo 2015, feira focada no mercado de trabalho, que teve início na segunda-feira (27/04) e terminou na noite de quinta-feira (30/04), no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS). A ideia foi desenvolvida pelo aluno Alex Junior da Silva com orientação da instrutora Silvia Maria Sorrilha, ambos do Senai de Corumbá.
 

A telha multiflex é feita a partir de escória de alto-forno e agregado miúdo plástico PET é uma inovação no campo das telhas. Essa telha possui vantagens sobre a telha cerâmica feita a partir de argila. "Obrigatoriamente a telha cerâmica precisa passar por uma etapa de queima, para que as partículas de argila sejam fundidas para que posteriormente condensem formando um material cristalino rígido. Todavia, a telha multiflex não precisa passar por uma etapa de queima", explicou Alex da Silva.
 

Já a instrutora Silvia Maria Sorrilha falou da grande experiência e da oportunidade de ver o potencial dos alunos. "Por meio dessas ações nós conseguimos incentivar esses jovens a ter mais criatividade e inovação para as indústrias e para a sociedade", comentou. Os projetos passaram pela análise de uma banca avaliadora. O primeiro lugar estará habilitado a participar da seleção para competir na etapa nacional do Inova, prevista para início de 2016.
 

Ao todo, foram 16 projetos inovadores na etapa estadual da competição. Segundo o diretor regional do Senai, Jesner Escandolhero, a exposição dos projetos estimula a comunidade a pensar de forma criativa, propondo soluções para os principais problemas. "Além disso, demonstramos de que forma o Senai atua, ou seja, por meio de projetos integradores, aliado ao aprendizado em sala de aula com propostas reais e viáveis ao atendimento do anseio industrial", declarou.

 
Em segundo lugar ficou o projeto Tiscor - Tomadas, Interruptores, Soquetes de Conexão Rápida. Essa ideia oferece ao mercado um produto de uso diário, que proporcione uma maior facilidade, segurança e rapidez, para usuários e profissionais das áreas de elétrica predial e residencial. E que de certa forma influencie numa maior produtividade na área de construção civil, com um aumento de produtividade e diminuição dos acidentes de trabalho ligados à área elétrica, e que também forneça um produto com qualidade e praticidade.
 

Já o terceiro lugar ficou com o projeto Geladeira Econômica, que possibilita a visualização dos alimentos que estão na geladeira sem a necessidade de abri-la e, implicando assim em um menor consumo de energia, pois, haverá uma porta de vidro com insufilme, visando a privacidade do público para a visualização será acionada a iluminação interna através de um sensor externo.


Fonte: Daniel Pedra







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados