Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 27/11/2015
Fortes chuvas causam transtornos em bairros de Naviraí
Compartilhar Notícia
Engenheiro explica para a Folha de Naviraí que a chuva que atingiu a cidade nos últimos dias corresponde a quase 50% do índice pluviométrico estimado para o ano todo (Fotos: Folha de Naviraí/Jr Lopes)


As fortes chuvas que caíram sobre Naviraí nos últimos dias causaram estragos consideráveis em vários bairros. Os pontos mais afetados foram o Residencial Belo Horizonte (Rua Ipuitã), Vila Alta (Avenida José Soares Limeira), Jardim Paraíso IV (Rua Ovídio Gonçalves de Moraes), Parque Industrial do Jardim Paraíso (Rua Vera Cruz), Harry Amorim Costa (Rua Pérsio Antunos e Rua José Damázio) e Jardim Eldorado (Rua 13 de fevereiro).


Dados coletados pela Folha de Naviraí junto ao Departamento Agronômico da Copasul, apontam que entre o mês de outubro e a última terça, dia 24 de novembro, a quantidade de chuva que atingiu o município esteve bem acima da média, chegando próximo dos 700mm. Em outubro o índice foi 216mm de chuva e em novembro, até o momento, de 429,5mm.


Para gerente de obras da Prefeitura de Naviraí, engenheiro Flávio Roberto Vendas Tanus, este é o principal fator causador das erosões, pois corresponde a quase 50% do índice pluviométrico estimado para o ano todo, que é de 1.500mm. E somente com tempo de estiagem é possível realizar ações de combate as erosões, do contrário a chuva tende a danificar tudo novamente.


O dia de chuva mais intensa ocorreu em 15 de novembro, quando iniciou as erosões e houve um registro de 102,5mm. A situação se complicou na segunda-feira, dia 23, quando outra chuva forte com índice de 82,5mm caiu sobre a cidade. Em decorrência dos estragos, a defesa civil do município interditou seis casas. A prefeitura providenciou e alugou casas para abrigar as seis famílias que só voltarão para suas casas quando a situação se normalizar.


– Já foram entregues projetos de drenagem e pavimentação junto ao Governo do Estado, para em medida de urgência essas obras sejam feitas na Rua Ipuitã, da Avenida José Soares Limeira e da Rua Ovidio Gonçalves de Moraes que são os pontos mais críticos. Pontualmente, nós temos que elencar prioridades. Atendendo determinação do prefeito, a prioridade hoje está sendo atender aquelas famílias, que correm o risco de perderem suas casas dependendo da quantidade de chuva que possa ocorrer nos próximos dias – explica Flavio Tanus.


O engenheiro destaca que as questões partidárias neste momento devem ficar em segundo plano, com todos trabalhando e atuando para solucionar o problema.


– Para os que fazem algum movimento político se aproveitando da situação, entendo que é inadequado e inoportuno. Agora é o momento de zelar pela população. Vamos deixar a política para o ano da política. Hoje temos que trabalhar em cima das necessidades da população – disse Flavio.


Fonte: Folha de Naviraí







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados