Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Postada por: João Guizolfi dia 21/10/2014
Dilma aparece pela primeira à frente de Aécio no 2º turno
Compartilhar Notícia

Virando


Pesquisa do instituto Datafolha divulgada no início da noite de ontem mostrou, pela primeira vez neste segundo turno, a liderança da candidata à reeleição Dilma Roussef (PT). Ela aparece com 52% dos votos válidos, contra 48% de Aécio Neves (PSDB). Como a margem de erros é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois continuam tecnicamente empatados.


Empates


Nos dois últimos levantamentos, divulgados nos dias 9 e 15 de outubro, Aécio tinha 51% da intenção de voto contra 49% de Dilma. A margem de confiança da pesquisa é de 95%.


Totais


Nos votos totais, quando se inclui brancos, nulos e indecisos, Aécio, que tinha 45% na pesquisa do dia 15, hoje aparece com 43%. Dilma saiu de 43% para 46% da intenção de votos. Com a margem de erros também há empate.


Rejeição

Aécio Neves também tem agora a maior rejeição. Conforme apurou o Datafolha, hoje, 40% dos eleitores não votariam no tucano de jeito nenhum. Antes, no dia 15, eram 34% os que disseram não votar nele; na semana passada, 38%. Já a rejeição de Dilma caiu de 43% para 42% e, agora, 39%.

...

A pesquisa


O Datafolha, que realizou a pesquisa a pedido da TV Globo e do jornal Folha de S. Paulo, ouviu 4.389 eleitores ontem em todo o país, e registrou a pesquisa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-01140/2014.


Outra


Pela manhã, pesquisa MDA, divulgada pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes), mostrava Dilma Rousseff com 45,5% das intenções de voto, um ponto percentual a mais que o candidato Aécio, que obteve 44,5%. Considerando apenas os votos válidos, a petista ficou com 50,5% e o tucano com 49,5%. Neste levantamento a margem de erro é de 2, 2 pontos percentuais para mais ou para menos. E pesquisa foi realizada nos dias 18 e 19, em 137 municípios, ouvindo 2.002 pessoas.


Estadual


Já a pesquisa do Ibope para apurar as intenções de votos na sobre a disputa pelo Governo do Estado mostra um empate técnico entre Reinaldo Azambuja (PSDB) e o Delcídio do Amaral (PT). Se a eleição fosse hoje o tucano teria 46% dos votos, contra 45% do petista. Brancos e nulos somaram 4% e os que não sabem ou não responderam, 5%. Considerando apenas os votos válidos, Reinaldo teria 51% e Delcídio 49%.


A pesquisa


O levantamento do Ibope foi realizado em 32 municípios do Estado entre os dias 17 e 19 de outubro; foram ouvidos 812 eleitores. A margem de confiança da pesquisa, encomendada pela TV Morena, é de 95%.


Especulação


O deputado Geraldo Resende (PMDB) reagiu com tranqüilidade, ontem, sobre nota na coluna que o coloca como cotado para assumir a secretaria estadual de Saúde em eventual governo do tucano Reinaldo Azambuja. Disse que tudo não passa de especulações e que, no momento, só está preocupado em “repetir o bom mandato” que exerce em Brasília.


Bico


Já pelo lado tucano, houve em Dourados quem fizesse biquinho por conta da nota. Interlocutor do candidato tucano ligou de Campo Grande para negar que o candidato esteja discutindo cargos neste momento, “até porque, a eleição não está ganha” e que “Reinaldo não negocia apoios”.


Mais nomes


Alheios aos chiliques de A ou B, lideranças que orbitam a periferia dos caciques partidários continuam especulando. Ontem, a coluna recebeu informação de que, segundo se houve nos bastidores, a vereadora Delia Razuk (PMDB) de Dourados deverá assumir um cargo ligado à ação social no caso de vitória de Reinaldo Azambuja para o governo.


Pula-pula


Suplente de deputado federal, o ex-deputado estadual Sérgio Assis (PSB), que no início da campanha eleitoral deste ano era eleitor Nelsinho (PMDB), depois virou Delcidio (PT) e agora é Reinaldo (PSDB), deve assumir mandato na Câmara Federal por dois meses, em caso de vitória tucana para o Governo. Cogitado para a Segurança Pública, o deputado Fábio Trad abriria mão do restinho do mandato em favor do suplente.


Fonte: Dourados News







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados