Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 07/06/2019
Copasul realizou a 9ª edição do Giro do Milho
Compartilhar Notícia
Foto: Divulgação


Centenas de pessoas estiveram presentes na 9ª edição do Giro do Milho, realizado pela Copasul em Naviraí no último dia 05 de junho. O evento reuniu produtores rurais, estudantes e técnicos. Entre os temas abordados estiveram o alerta para casos de cigarrinha no milho na região, com o pesquisador Sérgio Antonio Alexandrino; novas possibilidades de cultura com o auxílio da irrigação, com o consultor Guido Aguilar Sanchez e ainda Sistema de produção de milho safrinha", com André Aguirre.

 

Os participantes puderam ver áreas com culturas novas para a região, como chia e painço, na Fazenda Marialva, do Grupo Antonini.  Oportunidade em que os presentes puderam ouvir a experiência também da homeopatia na agricultura. "Com a irrigação surgiu a oportunidade de culturas diferentes e também novas rotações de culturas. Uma das que aplicamos foi o painço, com 40 hectares ano passado, e esse ano mais de 400 hectares.  E agora também estamos com a chia, com pouco mais de 30 hectares. Também apresentamos nesse evento a nossa experiência com a homeopatia na agricultura. Uma prática muito antiga na saúde humana e animal e recente nas lavouras. Há dois anos nós começamos a nos aprofundar nesse tema, fizemos cursos e tivemos alguns consultores. Ainda temos muito a aprender na área, mas mesmo engatinhando tivemos resultados satisfatórios. Na ultima safra de feijão não foi necessária aplicação de  inseticida e fungicida, e tivemos um feijão com muita qualidade de grãos. Isso diminui o defensivo agrícola nas  lavouras, que vem de encontro a essa demanda por alimentos saudáveis e diminui nossos custos. Ainda não tivemos ganho de produtividade, e sim  redução de custo. Mas acreditamos que iremos conseguir interferir na produtividade futuramente", comentou Alexandre Palharini.

 

Na Fazenda NPP Agropecuária, treze empresas parceiras da Copasul demonstraram novas variedades e o desempenho de híbridos em campos experimentais.  "A cada ano a Copasul tem se superado. O evento foi muito bom, sempre podemos aprender coisas novas. Pra nós é um prazer abrir as portas da propriedade para a Copasul e toda comunidade. O Nosso Diretor-Presidente, Arthur Pollice,  acompanhou essa movimentação e parabenizou essa integração com a comunidade, vendo isso de forma muito saudável e interessante para todos", disse Valentim Maier, Gerente da NPP.

 

A Cooperada Irene Zanovelo veio representando as mulheres de Novo  Horizonte do Sul, e participou pela primeira vez do evento "Foi um evento muito interessante, tudo está sendo muito importante pra nós, agricultores. Temos sempre que estar nos modernizando e aqui podemos ampliar nosso conhecimento  acompanhando as novas tecnologias".

 

No encerramento, foi realizada a segunda edição de uma exposição de implementos agrícolas. Algo que tem se tornado uma grande atração do evento.  Lembrando que o  Giro do Milho é a nova nomenclatura para o  Rally do Milho, que nas primeiras edições era um Rally de Regularidade.


Fonte: Glarin Bif/ Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados