Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 22/08/2016
Copasul promove mobilização do Dia Nacional do Campo Limpo
Compartilhar Notícia
Foto: Divulgação


18 de agosto é o Dia Nacional do Campo Limpo. A data lembra a importância da destinação correta das embalagens de agrotóxicos vazias e sobre a preservação do Meio Ambiente. Desde sua primeira comemoração, em 2005, o evento teve a participação de mais de um milhão de pessoas.

 

Em Naviraí, como acontece já tradicionalmente, a ARANAV, (Associação de Revendedores de Agrotóxicos de Naviraí), preparou um evento na Central de Recebimento de Embalagens Vazias de agrotóxicos para receber produtores rurais, representantes de órgãos públicos, da Copasul e demais entidades e cooperativas parceiras, além de cerca de 500 alunos de escolas municipais. A principal motivação do evento é conscientizar envolvidos no processo e principalmente as crianças sobre a importância da destinação adequada de embalagens vazias.

 

“É o 12º ano que estamos fazendo esse evento em Naviraí e é um momento que usamos para fazer a educação ambiental de crianças que estão vindo aqui hoje e também para a comunidade em geral. O intuito também é mostrar a atividade da Central de recebimento de embalagens. Os alunos passaram por 4 estações montadas. A primeira com um  teatro falando sobre a importância da união, depois eles puderam  conhecer a Central internamente, após a secretaria do Meio Ambiente fez uma explanação sobre a destinação do lixo, e o pessoal da secretaria de Trânsito e Polícia Militar também passou algumas orientações para as crianças. O agricultor tem a responsabilidade de ao comprar um defensivo, após a utilização, fazer a tríplice lavagem e armazenar em um local seguro dentro da propriedade, em seguida, começa a responsabilidade das Cooperativas, dos revendedores, e aí fazemos esse trabalho, dando um destino correto para essa embalagem. Aqui nós fazemos a limpeza, separação, processamento, e destino apropriado de forma segura", disse Wanderson C. França, responsável técnico pela Associação.

 

Na oportunidade produtores rurais foram homenageados, representando todos os produtores de Naviraí que fazem a destinação correta de embalagens. Os homenageados foram: Anderson Orvath, Eduardo Barros (rececebida na ocasião por representante), Antônio Geraldo Rubim, Pedro Antigo e Pedro Edgar de Moraes (recebida na ocasião por Claudinei Antigo)

 

Dia Nacional do Campo Limpo

Desde 2004, o a Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) já reuniu quase 1 milhão de pessoas em todo o Brasil para compartilhar os resultados do Sistema Campo, que é referência mundial. A iniciativa une o inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas, na destinação de embalagens vazias de agrotóxicos –, agricultores, distribuidores, escolas, autoridades. Outra ação importante promovida pelo Sistema Campo Limpo é um concurso de redação e desenho do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo, em parceria com a ARANAV, que é promovido entre escolas municipais.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados