Página Inicial | SEGUNDA FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 25/04/2011
FCMS realiza oficina com bagaço de cana em Naviraí
Compartilhar Notícia
Fibras podem ser utilizadas pelos artesãos, que ficam livres para criar modelagens (Foto: Divulgação)


O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, leva até Naviraí a Oficina de Aproveitamento do Bagaço da Cana, voltada para a prática do artesanato.


O curso faz parte do projeto Artesania, desenvolvido pela FCMS e tem como objetivo instalar e aperfeiçoar um núcleo de produção de Papel Artesanal e Papel de Fibra de Cana de Açúcar no município, criando mais uma oportunidade de geração de emprego e renda.


A oficina, ministrada pela artesã Solange Cardinal, de Campo Grande, acontece de 25 de abril a 5 de maio no Departamento de Cultura de Naviraí, localizado na avenida. Weimar G. Torres Nº 341. A turma contará com no máximo 30 alunos e o curso totalizará 80 horas/aula.


O curso apresentará todas as etapas do processo de produção artesanal com bagaço de cana, que vai desde a fase de higienização, passando pela extração da celulose até a finalização com a secagem da fibra.


Depois do processo final, as fibras podem ser utilizadas pelos artesãos, que ficam livres para criar modelagens e pirografar diferentes desenhos, além de encapar garrafas, frutas e o que mais a imaginação permitir.


O Projeto Artesania MS tem como objetivo instalar núcleos de produção artesanal nos municípios do Estado, segundo as particularidades de matéria-prima de cada região. Ele visa resgatar também os ofícios tradicionais, transformando-os numa possibilidade econômica de geração de trabalho e renda nas comunidades.


Outras informações sobre a oficina na Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), pelos telefones 3541-1703, 3316-9107 ou 3316-9333.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados