Página Inicial | DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 25/02/2011
Vereador de Dourados pode ser cassado nesta sexta-feira
Compartilhar Notícia

O vereador afastado Zezinho da Farmácia (PSDB) pode ser cassado nesta sexta-feira. Nesta quinta a Comissão Processante, que investiga o tucano por quebra de decoro encerrou os trabalhos de investigação e decidiu pedir a cassação do parlamentar. O documento foi encaminhado à presidente da Câmara, a vereadora Délia Razuk (PMDB), que convocou sessão extraordinária para às 14h desta sexta. Na ocasião, os vereadores decidem se aceitam ou não o pedido de cassação feito pela comissão.


A sessão será aberta pela presidente da Casa. Ela lê a pauta e o texto sobre o assunto em discussão. A presidente convida o relator para apresentar parecer da Comissão Processante, neste caso o vereador Juarez amigo do Esporte, que apresenta o relatório contando todas as fases do processo investigatório. Em seguida, justifica o pedido de cassação. O advogado de defesa, ou até mesmo Zezinho da Farmácia, terá 2 horas para se defender. É a última tentativa para evitar a cassação.


Após a defesa, os vereadores votam sobre a cassação ou não do parlamentar. Para ser cassado o vereador precisa receber votos da maioria qualificada (2/3) ou seja, oito votos.


Se isto acontecer, a presidente da Casa baixa um decreto legislativo declarando extinto o mandato de Zezinho. Caso contrário, ela extingue o processo. Se for cassado, assume a vaga o vereador suplente Valter Hora, que pode ser empossado no mesmo dia.


Nesta quinta a defesa do vereador entrou com um pedido na Câmara para adiar a sessão. A justificativa foi a de que ele não poderia comparecer devido a compromissos de ordem profissional. O pedido não foi aceito pela Casa. Zezinho da Farmácia foi um dos nove vereadores presos durante a Operação Uragano da Polícia Federal. Ele é apon-tado pelo Ministério Público como membro de grupo que supostamente “sangrava” os cofres públicos municipais por meio de propinas, para não se opor a supostos desmandos do Executivo. Após a abertura do processo de cassação pela Câmara, através de um pedido da comunidade, o vereador passou por várias etapas de investigação. Em uma delas ele dispensou todas as testemunhas de defesa, o que acabou acelerando o processo para etapa final.


Fonte: DouradosAgora







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados