Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 03 DE MAIO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 07/02/2011
Naviraí: Saúde confirma dois casos de dengue no município
Compartilhar Notícia
Os casos confirmados são do bairro varjão, ambos de moradores da Rua Sheakespeare (Foto: Jr Lopes)


Diversas ações de combate ao o Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue, estão sendo realizadas pelo Núcleo de Controle de Vetores, ligado à Gerência Municipal de Saúde em Naviraí. Os motivos destas ações são as dezenas de casos suspeitos e a confirmação de dois casos de dengue no município no mês de janeiro. Os dois casos confirmados são do bairro varjão, ambos de moradores da Rua Sheakespeare.


De acordo com a responsável pelo Núcleo de Controles de Vetores, Rosineide Touro, além dos casos confirmados foram constatados neste primeiro mês de 2011, um total de 57 casos suspeitos. Estes casos são de moradores de diversos bairros do município.


Rosineide destaca o centro do município foi dividido em quatro setores e em todos há casos de dengue notificados. No setor 1, que compreende o trecho entre as avenida Dourados, Campo Grande e Ponta Porã, são três casos suspeitos. No setor 2 (avenidas Amélia Fukuda, Weimar Torres e Dourados) também foram três casos notificados.


O setor 3 (trecho entre as avenidas Caarapó, Iguatemi e Nova Andradina – incluindo os bairros Varjão e Jacarezinho) já são 10 casos suspeitos. O mesmo número há no setor 4 (avenidas Caarapó, Amamambai e Ponta Porã), com 10 casos notificados.


“Há casos suspeitos ainda nas demais áreas. São dois no Jardim Tarumã, um no João de Barro, três no BNH, dois no Bairro Ipê, cinco no Boa Vista, um no Vale Encantado, dez casos notificados na região do Jardim Paraíso (I, II, III e IV), dois no Oásis, um no Jardim Eldorado, um no Harry Amorim e outro no Jardim Progresso. É importante que a população esteja alerta para que não tenhamos um surto da doença no município. Cada um tem que fazer sua parte, evitando acumular lixo nos quintais para que não se tornem eventuais criadouros do Aedes Aegypti”, explica Rosineide Touro.


LIRAa


O LIRAa (Levantamento de Índice Rápido Aedes aegypti) que consiste em uma estatística com base no número de imóveis com larvas do mosquito transmissor da dengue, aponta que em algumas regiões do município este índice supera os 4%, bem acima do que é preconizado pelo Ministério da Saúde, que é 1% o nível considerado como zona de risco.


Ações


De acordo com os resultados obtidos nesta pesquisa, a equipe do Controle de Vetores tem intensificado as ações de combate aos criadouros do mosquito da dengue nas áreas mais infestadas, ou seja, atividades educativas, manejo ambiental (realização de mutirões de limpeza) e controle mecânico dos possíveis criadouros do Aedes aegypti.


“Além dos mutirões de limpeza, o inseticida vem sendo aplicado em cada região onde os casos são notificados, como a utilização das chamadas bombas costais, que são mais eficientes pois é aplicado diretamente nos locais em possam acumular água e o mosquito se reproduzir”, finaliza a responsável pelo Núcleo de Vetores.


Números


Os dados referentes ao mês de janeiro serão finalizados ainda esta semana. No entanto, mesmo parcialmente janeiro deste ano com 58 casos notificados já superou o mesmo período de 2010, quando foram 52 casos suspeitos. Mais de 1.300 casos foram notificados no ano passado.


Historicamente os meses de maior incidência de dengue vão de fevereiro a abril. Portanto, a mobilização da comunidade é importantíssima, para que 2011 não supere os números de 2010.


Fonte: Jr Lopes







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados