Página Inicial | SEGUNDA FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 16/12/2010
Naviraí: Escat forma primeira turma de catequistas
Compartilhar Notícia
Primeiros catequistas formados pela Escola Catequética de Naviraí (Foto: Jr Lopes)


A Escat (Escola Catequética de Naviraí) realizou no dia 04 de dezembro a cerimônia de formatura da primeira turma de catequistas do município. A escola – mantida pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima – formou um total de 43 catequistas, que estão aptos para a dar aulas de catequese em comunidades locais.


Para marcar a formatura dos catequistas, uma Missa de Ação de Graças foi celebrada pelo Bispo Dom Redovino Rizzardo, da Diocese de Dourados, concelebrada pelos Padres Jair Görlach e Estanislau Talma.


O curso de catequistas (dividido em seis etapas com aulas as sextas, sábados e domingos) teve a duração de pouco mais de dois anos, sendo iniciado no mês de agosto de 2008 e concluído no início de dezembro de 2010. A coordenadora do curso foi a irmã Sirlei Girotto.


A primeira etapa, que enfocou o tema “A pessoa e a dignidade humana” – foi ministrada pela irmã Wilbert.


O tema da segunda etapa, ministrada pela irmã Araceli Rosa, foi “Pedagogia de Jesus”.


Na terceira e quarta etapas, os catequistas tiverem como ministrante o padre Adriano Van Dven, em que abordaram os


temas “O projeto de Deus na história” e “A terra e o povo da Palestina – A missão de Jesus”.


A penúltima etapa teve como ministrante a irmã Érica Dencaten, cujo tema abordado foi a “Experiência de Deus e sacramento de iniciação a vida de Cristo”.


A sexta e última etapa, teve como foco central o tema “Liturgia – ano litúrgico, planejamento na catequese, símbolos e ritos”.


Todos os participantes receberam um diploma de conclusão do curso, que contou com 108 horas/aula ministradas, 36 horas de atividades extras, 80 horas de estágio com os catequisandos, 30 horas de espiritualidades, totalizando 254 horas/aula.


A Escat (Escola Catequética de Naviraí) funciona no Salão Paroquial e tem como objetivo principal formar catequistas. O tema da Escola é “Conhecer e viver Jesus, caminho, verdade e vida”.


Ao término da celebração da Missa de Ação de Graças, o Bispo Dom Redovino Rizzardo e os Padres Jair Görlach e Estanislau Talma, parabenizaram os novos catequistas na vida da Igreja Católica, das famílias e da sociedade de modo geral.


Fonte: Jr Lopes







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados