Página Inicial | SEGUNDA FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 15/12/2010
Sistema informatizado dos Bombeiros de Naviraí conquista prêmio
Compartilhar Notícia
Comandante do Corpo de Bombeiros de Naviraí, Capitão Flávio Pereira Guimarães (Foto: Orisvaldo Sales)


Os serviços de confecção de certificados de vistoria de edificações expedidos pelo Corpo de Bombeiros do município de Naviraí estão mais ágeis. Há pelo menos um ano está em funcionamento um sistema de gerenciamento de serviços técnicos, que na prática é um sistema informatizado com muitas ferramentas de trabalho que otimiza o dia a dia do profissional.


A ideia inovadora surgiu do capitão Flávio Pereira Guimarães, do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Naviraí, e conquistou o primeiro lugar do VI prêmio de Gestão Pública, na categoria “Práticas Inovadoras”. O concurso recebeu inscrição de 43 trabalhos, sendo 26 na categoria Práticas Inovadoras e 17 na Acadêmica.


De acordo com capitão Flávio Pereira Guimarães, o certificado de vistoria expedido para uma edificação leva em conta itens de segurança como hidrantes, extintores, iluminação de emergência, dimensões de escada, corrimão, guarda corpo, dimensão da saída do local, entre outros. “O técnico vai até o local para verificar todos esses itens de acordo com o tamanho da edificação. Ele preenche um formulário e volta para o quartel para inserir no sistema. Elaboramos um programa que otimiza este trabalho como, por exemplo, informações sobre legislação que ele vai precisar para emitir o laudo”, informa.


Este sistema informatizado conta com ferramentas de trabalho que agilizam o preenchimento dos laudos. “O profissional apenas digita os dados pessoais no laudo, o restante, como rua, bairro, entre outros itens, vai sendo mostrado pelo sistema. O profissional vai preenchendo clicando nos espaços correspondentes como se fosse um check list. Antes, o bombeiro perdia muito tempo preenchendo formulários, digitando laudos e pesquisando a legislação. Hoje, se a edificação não tem um extintor, por exemplo, o sistema apresenta automaticamente a legislação que exige este tipo de equipamento para podermos emitir uma notificação”, explica.


Capitão Flávio Pereira Guimarães explica ainda que com a nova ferramenta de trabalho, o volume de vistorias aumentou em 50% no município de Naviraí. Os bombeiros realizam a análise de projetos de edificações acima de 600 metros quadrados e em clubes sociais acima de 100 metros quadrados. “Com mais agilidade conseguimos realizar mais vistorias. A ideia é que no futuro consigamos também levar para as ruas um computador portátil para fazer o trabalho”, comentou.


VI prêmio
A solenidade de entrega dos prêmios será realizada na quinta-feira (16), às 16 horas, no auditório da Governadoria. Os trabalhos premiados na categoria “Práticas Inovadoras”, foram:


1º lugar: “Sistema de Gerenciamento de Serviços Técnicos do Corpo de Bombeiros de Naviraí – MS” do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Naviraí. Responsável – Flávio Pereira Guimarães;


2º lugar: “Boletim On-line” da Companhia Independente de Trânsito de Mato Grosso do Sul de Campo Grande-MS. Responsável – Alírio Villassanti Romero;


3º lugar: “Diário Oficial Eletrônico”, da Agência Estadual de Imprensa Oficial. Responsável – Antonio da Silva Muller.


Na categoria “Acadêmica”, os melhores artigos científicos com o tema “Gestão e Políticas Públicas em Mato Grosso do Sul” foram:


1º lugar: “Escritório Central de Projetos – Uma proposta de implantação no Governo do Estado de Mato Grosso do Sul”, do acadêmico Wildes Ferreira;


2º lugar: “Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade no laboratório de DNA Forense do Mato Grosso do Sul” da servidora pública estadual Marianna Vicente de Melo;


3° lugar: “Modelo de Segurança Alimentar e Nutricional nos territórios Consad de Mato Grosso do Sul: Implicações sobre Políticas Públicas” da acadêmica Leidy Diana de Souza Oliveira.


O VI Prêmio Sul-Mato-Grossense de Gestão Pública é uma realização da Escolagov e da Secretaria de Estado de Administração em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).


Fonte: Portal do MS







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados