Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 02 DE MAIO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 25/11/2010
Naviraí: Zelmo esclarece na Câmara mudança do Projeto Farmácia Viva
Compartilhar Notícia
Em discurso na Câmara, Prefeito defende uso correto de ervas medicinais (Foto: Jr Lopes)


O Prefeito de Naviraí Zelmo de Brida (PMDB) que compareceu na noite de segunda-feira (22) na sessão da Câmara de Vereadores, defendeu junto aos vereadores a idéia da mudança do local do cultivo de plantas medicinais, através do programa Farmácia Viva. Ao contrário do publicado por um órgão de imprensa o prefeito não falou em acabar com o programa, mas sim que o mesmo não poderá funcionar numa área que está entre as mais valorizadas da cidade.


“Infelizmente alguns órgãos de imprensa, que de certa forma são utilizadas pela oposição, colocam matérias errôneas e com fins de denegrir a imagem da administração. O que nós defendemos desde o início foi transferir a farmácia viva para um local apropriado”, salienta o prefeito. 


A Farmácia Viva de Naviraí, hoje se encontra fechada. A mesma era administrada por uma entidade em parceria com a prefeitura que estuda uma forma de reativar o programa.


De acordo com o entendimento do Prefeito o projeto é interessante, mas há recomendação da ANVISA quanto à utilização indiscriminada para uso dos fitoterápicos. “Recentemente até o programa fantástico da globo fez uma ampla matéria sobre o assunto” lembrou.


Durante entrevista para a emissora, a química e pesquisadora da UFC Otilia Loiola Pessoa, falou dos perigos decorrentes ao uso deste tipo de medicamento sem um acompanhamento de pessoas especializadas neste tipo de medicina. “O perigo de usar extratos vegetais de plantas, com ou sem álcool é que esses extratos são ricos em um mistura de substâncias e nem todas as substâncias têm uma ação desejada”, disse a química ao Fantástico.


“O que nos queremos é que esta forma de medicina seja usada corretamente pela população para que não traga danos a saúde”, disse o prefeito, reforçando que, ao contrário do publicado em um site, em nenhum momento disse que há proibição pela ANVISA do uso de tais produtos.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados