Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 23/09/2009
Naviraí realiza atividades sobre a Semana do Trânsito
Compartilhar Notícia
Comandante do 12º BPM discursando em evento da Semana Nacional do Trânsito (Foto: Jr Lopes)


Naviraí, através do Núcleo Municipal de Transporte e Trânsito, está desenvolvendo diversas ações alusivas à Semana Nacional do Trânsito, que este ano tem como tema “Educação no Trânsito”.
Estas ações objetivam envolver diversos segmentos da sociedade naviraiense sobre a importância da conscientização e orientação que levem as pessoas (condutores e pedestres) a terem atitudes corretas que busquem a prevenção e consequentemente a diminuição dos acidentes dos índices de mortes no trânsito.


As atividades da Semana na Nacional do Trânsito em Naviraí, foram iniciadas na sexta-feira (18). Na segunda-feira (21) houve uma carreata que percorreu diversos pontos da cidade, contando com a participação de representantes de escolas, entidades (como o Rotary Club Naviraí Integração) e órgãos públicos locais, entre eles, a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal.


Na terça-feira (22), o Núcleo Municipal de Transporte e Trânsito organizou um evento na Câmara Municipal de Vereadores, onde homenageou diversas autoridades locais pelos relevantes serviços prestados que buscam a prevenção de acidentes e educação no trânsito. Receberam o certificado o Prefeito Zelmo de Brida,  Gilberto Pimpinatti (Gerente Geral do Município), Sebastiana Nogueira Costa (Gerente de Finanças), Sônia Kamitani (Gerente de Saúde), Tenente-coronel Daniel de Souza Benevides (Comandante do 12º BPM), Sargento Anilson Moraes de Oliveira (Comandante do Policiamento de Trânsito), Cabo Luiz Julio da Costa, 10 soldados da Polícia Militar, Denilto Freire (Inspetor da PRF) e o Comandante do Corpo de Bombeiros de Naviraí, Capitão Flávio Pereira Guimarães.


No mesmo evento foi lançado o “Caderninho de atividades”, de autoria da coordenadora educacional do Núcleo Municipal de Trânsito, Elaine de Andrade Fabro.
Também foram entregues os prêmios aos vencedores da etapa municipal do Concurso Educação e Segurança no Trânsito, promovido pela Detran/MS. As alunas Camila da Silva Dezinho (Maxi Reino), Isadora Cristina Silva (Juracy Alves Cardoso) e Maryane Fernandes (Juracy Alves Cardoso), receberam uma bicicleta. Suas professoras ganharam um pen-drive e as escolas que representa foram contempladas com um kit esportivo.


Índices de acidentes


Um levantamento feito pelo Núcleo de Trânsito entre outubro de 2007 e junho de 2008, aponta que em Naviraí média de mortes causadas por acidentes de trânsito tem sido de 10 a 12 por ano.
Neste período houveram de 20 a 30 acidentes por mês, sendo que 60% dos que foram encaminhados para a Santa Casa, de acordo com a Gerente de Saúde Sônia Kamitani, estavam alcoolizados. O mesmo levantamento aponta que no mês de novembro de 2007, foram 47 acidentes, sendo que 25 deles envolviam motocicletas.


Este ano os dados apontam que entre os meses janeiro e agosto de 2009, foram registrados 278 acidentes em Naviraí e 4 mortes causadas por acidentes no trânsito.
Em sua fala, o gerente do Núcleo de Transporte e Trânsito, Emerson Santana Pena Vila, destacou que a educação e a conscientização no trânsito é um dos meios que podem fazer com que estes índices diminuam ano a ano.


Fonte: Jr Lopes (Naviraí Diário)







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados