Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 21/09/2009
Naviraí: Mais de 80% do milho já foram colhidos na região
Compartilhar Notícia
Na safra passada foram colhidas 70 sacas por hectare e 44 na atual (Foto: Jr Lopes)


Restam 14% da área que foi cultivada na safra atual do milho segunda safra (o safrinha) para serem colhidos pelos produtores da região de Naviraí. Juntos os municípios de Naviraí, Jateí, Juti, Iguatemi e Itaquiraí plantaram 43.738 hectares, segundo dados do Departamento Agronômico da Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense, Copasul e destes, 86% já foram colhidos e estocados nos silos para serem comercializados.


Os que iniciaram a semeadura no final do mês de fevereiro e no início do mês de março, que corresponde a 77% da área plantada, concluíram a colheita na semana passada.


As áreas que restam para serem colhidas estão entre as que foram plantadas a partir do mês de abril, as chamadas segunda remessa, que correspondem a 33% da área total cultivada na região. A perspectiva é de que até o final de outubro, 100% do milho cultivado na safra 2009 esteja colhido.


Produtividade


A produtividade inicialmente prevista foi comprometida devido ao período de estiagem constatado especialmente no mês de abril que praticamente não choveu e à geada que foi registrada na região Sul do Estado em junho.


No ano passado os produtores da região de Naviraí colheram em média 70 sacas por hectare. Para a safra atual, o Departamento Agronômico da Copasul estima que haverá uma quebra aproximada a 40%, deixando um saldo de 44 sacas por hectare.


Fonte: Jr Lopes







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados