Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Redação/A.V dia 02/10/2010
Instituto constatou “artificialismo gráfico” de Tiririca
Compartilhar Notícia
Tiririca, candidato a Deputado Federal (Foto: Reprodução)


O Ministério Público Eleitoral (MPE) reapresentou na Justiça a denúncia de falsificação contra o candidato a deputado federal Tiririca (PR). O promotor Maurício Antonio Ribeiro Lopes se baseia em laudo do Instituto de Criminalística expedido nesta tarde. O estudo aponta “artificialismo gráfico” na declaração apresentada pelo candidato ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TER-SP) afirmando que sabe ler e escrever. Na ausência de um comprovante de escolaridade, como é o caso de Tiririca, o candidato deve apresentar uma declaração de próprio punho dizendo que sabe ler e escrever.


O juiz da 1ª Zona Eleitoral, Aloísio Sérgio Silveira, já havia recusado a denúncia contra Tiririca por falsificação do documento. No entanto, a perita criminal Gláucia Tacla constatou que o autor da declaração possui uma habilidade gráfica maior do que a apresentada no documento. Para o promotor Ribeiro Lopes, uma pessoa bem instruída escreveu a declaração tentando imitar uma letra menos desenvolta, para se passar pelo candidato. “Para mim está claro que Tiririca é analfabeto e alguém escreveu a declaração para ele”, diz.


Os indícios de que o candidato seja analfabeto foram revelados por ÉPOCA no último sábado. O humorista Ciro Botelho, que escreveu um livro assinado por Tiririca, disse à reportagem que o candidato não sabe ler nem escrever. ÉPOCA mostrou ainda situações em que Tiririca ficou nervoso quando lhe foi pedido para ler algum texto. De acordo com as pesquisas, o palhaço Tiririca poderá ser o deputado mais votado do país e ajudar a eleger mais quatro ou cinco candidatos de sua coligação, formada por PT, PR, PC do B, PRB e PT do B.


Fonte: G1







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados