Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Redação/A.V dia 02/10/2010
No Estado, apuração deve ser concluída às 20h, prevê TRE
Compartilhar Notícia
Desembargador Luiz Carlos Santini, presidente do TRE-MS, durante entrevista ao Bom Dia MS (Foto: TV Morena)


A apuração dos votos em Mato Grosso do Sul deve ser concluída às 20h, segundo previsão do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), desembargador Luiz Carlos Santini. Nas eleições passadas o Estado foi um dos primeiros a concluir a apuração, minutos depois das 20h.


A previsão para domingo, no entanto, considera a hipótese de condições meteorológicas estáveis, segundo Santini, que demonstra preocupação com chuvas nas regiões Leste e Oeste do Estado.


A transmissão dos dados das urnas é feita por uma rede exclusiva, via satélite, da junta apuradora ao sistema de totalização. “Se o tempo fechar a comunicação entre as torres a apuração pode demorar um pouco. Mas às 20h já será possível saber o resultado”, diz o presidente do TRE-MS.


No fechamento das urnas pelos mesários e entrega à junta apuradora, porém, representantes de partidos podem obter uma cópia do resultado da votação por seção. A totalização e proclamação do resultado ocorre depois da conexão entre junta apuradora e Tribunal.


O presidente do TRE-MS disse em entrevista ao Bom Dia MS que o emprego de tropas do Exército no esquema de segurança em Dourados é apenas uma medida de ‘cautela’, diante do clima de revolta na cidade após a prisão do prefeito Ari Artuzi e nove vereadores da cidade.


Segundo Luiz Carlos Santini, o pedido de reforço na segurança pelo juiz eleitoral, acatada pelo TRE e aprovada pelo TSE é justificável, mas “não esperamos nenhum problema na cidade”.


Em todo Estado o esquema de segurança deve mobilizar 20 mil policiais de todas as forças, incluindo polícias rodoviárias federal e estadual e Polícia Ambiental. Nas fronteiras haverá reforça da Força Nacional. Cada juiz eleitoral elaborou um plano, que serviu para montar o esquema no Estado, segundo Santini.


O presidente do Tribunal aconselha eleitores a não irem votar com camisetas de candidato para evitar problemas, já que em alguns casos pode se configurar propaganda ou apenas ser interpretado como provocação.


Mesmo os delegados (fiscais) de partidos só poderão usar um boton com a sigla. O que pode e o que não pode na véspera e no dia da eleição foram definidos em Portaria do corregedor eleitoral, desembargador Rêmolo Leteriello.


Título
Para o presidente do TRE-MS, a exigência de apenas um documento com foto para o eleitor ter acesso à seção de votação não significa o descarte do título eleitoral. Segundo ele, o documento com foto é importante para identificar o eleitor, mas o título é fundamental porque traz informações fundamentais, como o local de votação (seção). “Eu não sei ou não lembro qual é minha seção eleitoral, então tenho que consultar o meu título”, diz.


Fonte: TV Morena







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados