Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 30/09/2010
Naviraí: Copasul e Embrapa realizam Simpósio da Cultura da Soja
Compartilhar Notícia
Palestra sobre previsões climáticas foi uma das mais concorridas (Foto: Jr Lopes)


Foi realizado ontem, dia 29, no plenário da Câmara de Vereadores o 8° Simpósio da Cultura da Soja, organizado pela Embrapa Agropecuária Oeste e a Copasul (Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense).


O objetivo do evento foi manter os técnicos e produtores rurais de Naviraí e da região, informados quanto as tecnologias para a cultura da soja. Os assuntos debatidos foram especificamente voltados para a Região Conesul do Estado.


Evento tradicionalmente conhecido, o Simpósio da Cultura da Soja em 2010, trouxe a Naviraí diversos palestrantes, que abordaram assuntos relativos ao mercado da soja e as previsões climáticas para a safra 2010/2011.


O evento foi aberto com uma palestra que teve como foco principal a identificação e manejo de nematóides na cultura da soja. A referida palestra durou uma hora e foi ministrada por Guilherme Lafourcade Asmus, da Embrapa Agropecuária Oeste de Dourados-MS.


Godofredo César Vitti, da Esalq – USP (Universidade de São Paulo), falou durante uma hora e meia sobre a importância da nutrição e adubação correta para que o produtor possa ter uma produtividade satisfatória na cultura da soja.


Como sempre acontece nas edições do Seminário da Cultura da Soja em Naviraí, uma das palestras mais concorridas foi a que abordou as questões voltadas para as previsões climáticas para a próxima safra. Paulo Etchichury, da Somar Metereologia foi o palestrante. Etchichury já trabalhou no Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos de Cachoeira Paulista) e foi assessor especial do Ministério da Agricultura durante três anos.


A não menos concorrida e também de relevante importância para os produtores rurais foi a penúltima palestra do evento. O economista Fernando Muraro Júnior (Agência Rural) foi o palestrante. Muraro é engenheiro agrônomo especialista em análise técnica e fundamental de mercado de commodities agrícolas. Na palestra em Naviraí, ele demonstrou em números e gráficos quais são as tendências de mercado para os próximos 12 meses, o que fazer e de que forma se precaver para que no momento de comercializar a produção da soja que será colhida na safra 2010/2011, os lucros desejados sejam alcançados.


A quinta e última palestra foi ministrada por José Luiz Tejon, da FGV (Fundação Getúlio Varagas), coordenador do Núcleo de Agronegócios da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e especialista em Agrobusiness formado pela Harvard Business School (USA). O tema da palestra de Tejon foi “Agronegócio: a nova gestão diálogo com a sociedade”.


Ao final de cada uma das palestras, os participantes puderam dirimir dúvidas, que foram sanadas por todos os participantes.


Fonte: Jr Lopes







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados