Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Redação/A.V dia 16/12/2010
Naviraí: Seminário do PEVRI reúne produtores da região
Compartilhar Notícia
O evento contou com a participação de representantes do IBAMA (Foto: Jr Lopes)


Foi realizado ontem (15), no plenário da Câmara Municipal de Naviraí o seminário sobre Desenvolvimento Sustentável do Entorno do Parque Estadual da Várzea do Rio Ivinhema (PEVRI).


O evento contou com a participação de representantes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação MS, Sindicato Rural de Naviraí e Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense (Copasul).


Os assuntos que foram temas de palestras seminário foram: plano de manejo, histórico de focos de incêndio, ocupação agropecuária na Zona de Amortecimento, contribuição do plantio direto e integração lavoura/pecuária para conservação da zona de amortecimento do Parque Estadual da Várzea do Rio Ivinhema. Também houveram palestras sobre o comportamento ambiental de defensivos agrícolas e recomposição de APP’s (Áreas de Preservação Permanente).


Parque de Ivinhema


O Parque Estadual da Várzea do Rio Ivinhema é a primeira unidade de conservação criada no Mato Grosso do Sul e o primeiro parque a ter o plano de manejo publicado e a zona de amortecimento criada por decreto. Elepossui 73.345 localizados na Bacia do Rio Paraná, abrangendo os municípios de Jateí, Naviraí e Taquarussu.


Criada em dezembro de 1998, motivada pela medida compensatória da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta/CESP, foi a primeira unidade de conservação constituída no Estado.


O parque tem como objetivos conservar os fragmentos de florestas, os remanescentes de várzea e ecossistemas associados dos rios Ivinhema e Paraná, além de manter mecanismos de regulação natural das bacias hidrográficas locais, promovendo a preservação da diversidade genética das espécies que habitam o Parque Estadual da Várzea do Rio Ivinhema, principalmente aquelas ameaçadas de extinção.


Fonte: Jr Lopes







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados