Página Inicial | DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 17/08/2010
No rádio, Serra apresenta propostas e biografia; Dilma cola em Lula
Compartilhar Notícia

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, usou nesta terça-feira (17) seu primeiro programa de rádio para apresentar propostas e sua biografia, enquanto a candidata petista, Dilma Rousseff, colou sua imagem à do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Ao som de "sai o Silva e entra o Zé", o programa tucano destacou que é difícil conhecer alguém que não tenha sido beneficiado por Serra e citou marcas do candidato, como os genéricos, mutirões da saúde, vacinação para idosos, programa contra Aids, entre outras.


Em ritmo de pagode, o novo jingle da campanha de Serra descreve o presidenciável tucano como um guerreiro: "um Zé que batalhou, estudou, foi à luta e venceu". No programa, o tucano diz que pensou até em montar um armazém, em ser mecânico antes de entrar para a vida pública.


O candidato ainda apresentou suas propostas de governo, como terminar a ferrovia Norte-Sul, no Maranhão, e ampliar o Metrô para todo o Brasil. "O Brasil merece um presidente como José Serra", diz o locutor.


Dilma, como esperado, optou por iniciar sua propaganda falando de sua ligação com o governo Lula. "Vamos seguir em frente, sem voltar para trás. Começou com Lula e vai continuar com Dilma", diz o locutor.


O jingle "Lula está com ela e eu também estou" foi bastante explorado na propaganda, que também mostrou um depoimento do presidente afirmando que parte do trabalho do governo se deve a Dilma.


O programa mostrou ainda a biografia da petista, exaltou a mulher e destacou programas como o Luz Para Todos, Bolsa Família e ProUni, além de ressaltar que durante o governo Lula 24 milhões saíram da pobreza e 31 milhões entraram na classe média.


Marina Silva (PV), por sua vez, explorou sua principal bandeira: o meio ambiente. Em seu pouco tempo de propaganda, ela destacou que "precisamos parar o ciclo de destruição, mudar os hábitos para o equilíbrio do planeta".  "Sei o que quero, voto Marina, sou marineiro" é o jingle da candidata no primeiro programa.


Já Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) foi apresentado como o "primeirão no debate da Band" e como o candidato que luta por Justiça e pela minoria. O programa destacou que apesar de parecer frágil, Plínio é uma rocha, que lutou contra a ditadura.


Zé Maria (PSTU) fez críticas aos governos anteriores. Eymael (PSDC) apresentou sua biografia e Levy Fidélix (PRTB) disse que irá lutar contra os altos impostos e tributos.


PCB e PCO, que têm como candidatos respectivamente Ivan Pinheiro e Rui Pimenta, não apresentaram seus programas.


Propaganda


A propaganda eleitoral gratuita para a divulgação das propostas dos mais de 20 mil candidatos às eleições de 3 de outubro começa a ser veiculada no rádio e na televisão hoje e vai ao ar até 30 de setembro.


Serão veiculados dois blocos de 50 minutos, de segunda a sábado, às 7h e 12h no rádio e às 13h e 20h30 na televisão, considerado o horário de Brasília.


Além dos programas em bloco, serão veiculados 30 minutos diários --seis para cada cargo-- em forma de inserções de até 60 segundos, ao longo da programação das emissoras, entre 8h e 24h, inclusive aos domingos.


De acordo com a legislação, é proibida a divulgação de propaganda paga nas emissoras de rádio e TV. A propaganda dos candidatos nesses veículos restringem-se ao horário eleitoral gratuito.


Cargos


Às segundas, quartas e sextas-feiras será veiculada a propaganda dos candidatos a governador (18 minutos), seguida dos programas de deputado estadual/distrital (17 minutos) e senador (15 minutos).


Já às terças, quintas e sábados será transmitida a propaganda de candidatos à Presidência (25 minutos) e, logo depois, a de deputado federal (25 minutos).


Tempo


O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou a divisão oficial do tempo da propaganda de TV dos candidatos à Presidência. Conforme a Folha havia projetado, Dilma Rousseff (PT) terá 42,6% do espaço total. José Serra (PSDB) ficará com 29,2% do tempo. Marina Silva (PV), 5,6%.


Dilma terá 10min39s em cada um desses blocos. Serra, 7min19s. Marina, 1min23s. O tempo na propaganda de TV é definido principalmente com base no peso que cada partido da coligação tem na Câmara dos Deputados.


O TSE também divulgou o número total das chamadas "inserções" (peças de campanha inseridas diariamente, inclusive aos domingos, nos intervalos comerciais das emissoras), para cada candidatura.


A proporção é a mesma dos blocos --ou seja, 42,6% do total para Dilma, 29,2% para Serra e 5,6% para Marina.


Ao todo, Dilma terá 230 inserções de 30 segundos cada uma. Ou 460 de 15 segundos, caso a campanha decida fatiá-las. Serra terá 157 inserções de 30 segundos (ou 314 de 15 segundos). Marina ficará com apenas 29 inserções de 30 segundos (ou 58 de 15 segundos).


Fonte: Folhaonline







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados