Página Inicial | DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 05/08/2010
Naviraí: Leila Matos retorna ao cargo de vereadora
Compartilhar Notícia
Vereadora Leila Matos, PDT (Foto: Jr Lopes)


Embasado pela certidão de julgamento fornecida pelo TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) com base no mandado de segurança expedido pela vereadora Leila Matos (PDT), o presidente da Câmara de Naviraí, vereador José Odair Gallo (PDT), em entrevista ao portal Naviraí Notícias, informou que Leila retornaria ao cargo na sessão da  última segunda-feira (02).


Gallo explicou que a decisão de devolver o cargo a Leila é caracterizada pela decisão do TRE/MS, que declarou ilegal a determinação do Juízo Eleitoral que exigiu a realização das sessões extraordinárias para a extinção do mandato e posse do suplente, realizadas, respectivamente, dias 12 e 14 de julho.


No início de julho, decisão da Justiça destituiu Leila Matos do cargo. Ela foi condenada por crime contra a administração pública, por causa de desacato contra um promotor público no exercício da função.


A vereadora também teve os direitos políticos suspensos por três anos, a contar da decisão. Ela é psicóloga, esposa do deputado estadual Onevan de Matos (PSDB) e cumpre terceiro mandato na Câmara.


O caso de desacato aconteceu em 2002. Funcionários do cartório eleitoral de Naviraí reclamaram de uma movimentação anormal no local, onde estava o deputado Onevan.


O promotor Amilcar Carneiro Junior convocou a esposa do deputado, entre outras pessoas, a dar explicações. Irritada, ela teria desacatado o promotor.


Por causa da decisão, Leila entrou com mandado de segurança contra o Juízo da 2ª Zona Eleitoral, que foi acatado pelo TRE, em julgamento presidido pelo desembargador Luiz Carlos Santini e com participação dos juízes Amaury da Silva Kuklinski (membro substituto), Luiz Gonzaga Mendes Marques, do desembargador Rêmolo Letteriello e de Ary Raghiant Neto.


Com essa decisão, o vereador suplente Antonio Carlos Klein (PDT), empossado dia 14 de julho, não participou da sessão ordinária realizada no início desta semana.


Fonte: Jota Oliveira (Naviraí Noticias)







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados