Página Inicial | DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 05/08/2010
Naviraí: IBGE alerta para a ação de falsos recenseadores
Compartilhar Notícia
Jair Alves dos Santos, chefe da Agência do Ibge de Naviraí (Foto: Jr Lopes)


Conforme já amplamente noticiado por todos os meios de comunicação, o IBGE iniciou no dia 1º de agosto, o XII Censo Demográfico que é a mais longa e complexa operação sensitária que um pais pode empreender, devendo ser cobertos todos os domicílios do Território Nacional, nas áreas urbanas e rurais, e todo o universo da população será recenseado, levantando-se informações sócio-econômica de todos os moradores, incluindo dados de moradia, saúde, educação, trabalho, rendimento, mortalidade, nupcialidade, fecundidade, migração e nível de instrução.


Em Naviraí, IBGE tem por meta visitar aproximadamente 17 mil domicílios e nas visitas preliminares, o recenseador ao efetuar a abordagem junto aos moradores, detectou um fato grave, que mereçe toda a nossa atenção.


Algumas pessoas, a cerca de uma semana atrás, estiveram visitando moradores da nossa cidade, se apresentando como se fossem pesquisadores do IBGE, porém sem apresentar a credencial do órgão, levantando informações semelhantes as do Censo.


O chefe da Agência do IBGE de Naviraí, Jair Alves dos Santos, alerta toda a população de Naviraí, para que ao ser abordada por qualquer pessoa em nome do IBGE, que exija a apresentação do Crachá de identificação do órgão, da Identidade, além da vestimenta que o identifica como recenseador, que é o colete. “Em caso de dúvida as pessoas podem entrar em contato com o IBGE de Naviraí pelos telefones: (67) 3461 1569, 3461 2329 ou 3461 6905e fazer a consulta, informando o nome do pesquisador e o numero da matrícula”, explica Jair.


Caso o pesquisador não dispunha da credencial de recenseador e nem do colete do IBGE, se apresentando como tal as pessoas devem acionar a autoridade policial. “Orientamos que o morador acione por telefone as polícias Civil, Militar ou Federal e efetue a denúncia”, orienta Jair Alves. (**Com informações da Agência do IBGE de Naviraí)


Fonte: Da redação







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados