Página Inicial | DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 29/07/2010
Naviraí: Campus da UFMS está sob nova direção
Compartilhar Notícia
Professora Josiane Peres Gonçalves, diretora do Campus da UFMS de Naviraí (Foto: Jr Lopes)


Desde os primeiros dias do mês de julho, o Campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) de Naviraí passou a ter nova direção. A Professora Mestre Josiane Peres Gonçalves, Doutora em Educação pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), assumiu no dia 2 de julho o cargo de Diretora da instituição em Naviraí, em substituição ao Professor Mestre José Alcione Feitosa Leal.


Josiane Peres Gonçalves foi nomeada pela Reitora da UFMS, Célia Maria da Silva Oliveira, na mesma data e deverá exercer o cargo com mandato de quatro anos.


A diretora foi eleita através da consulta realizada no dia 21 de julho, em que participaram do processo eleitoral os professores, administrativos e alunos (lista tríplice). Em entrevista concedida ao JK News na semana passada, Josiane Peres Gonçalves afirmou que uma de suas metas à frente da instituição é seguir os princípios de gestão democrática, com as principais decisões sendo tomadas em grupo, ou seja, de forma coletiva. “É importante que o aluno tenha essa experiência de participar das decisões do Campus”, explica.


Cursos


O Campus da UFMS de Naviraí, inaugurado no dia 30 de março deste ano, conta com dois cursos superiores (Pedagogia e Ciências Sociais) que são frequentados 200 acadêmicos.


De acordo com a diretora, está  previsto a implantação de um novo curso (Enfermagem – em tempo integral), que pode ocorrer já em 2011. “Para atender a demanda e o anseio dos estudantes de Naviraí e da região, a reitoria confirmou a implantação de mais este curso. Há perspectivas de que o processo seletivo com 50 vagas ocorra ainda este ano, para ser iniciado em 2011. É importante salientar que o processo seletivo passou a se basear no SISU (Sistema de Seleção Unificado para ingresso em Faculdes e Universidades Públicas do Brasil), criado pelo MEC como proposta de reformulação para estudantes que prestaram o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). A nota do ENEM servirá como única forma de seleção para conquista de uma vaga nos cursos da UFMS e em grande parte das instituições públicas de ensino do País”, esclarece a diretora.


O início do curso de Enfermagem para o ano que vem, depende de alguns fatores, entre eles a parte arquitetônica que já está encaminhada. “Se houver tempo hábil o processo seletivo já ocorre este ano, do contrario ficará para 2011”, explica Josiane.


Além da nomeação de Josiane Peres Gonçalves como diretora, também foi nomeada a professora Maria das Graças Fernandes de Amorim como diretora substituta. Na ausência da diretoria titular por qualquer motivo, a substituta assume a função. “Desta forma a instituição sempre terá uma pessoa para responder pela direção, seja qual for o dia ou a hora”, destaca Josiane.


O câmpus da UFMS em Naviraí está localizado a quatro quilômetros na rodovia MS 141 (saída para Ivinhema) e possui 1.750 m² de área construída. A estrutura física conta com 8 salas de aula, biblioteca, sala de informática, anfiteatro, recepção e sala dos professores.


Fonte: Jr Lopes (Navirai Diário)







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados