Página Inicial | DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Redação dia 27/07/2010
Naviraí pode ganhar Hospital Universitário
Compartilhar Notícia
Reunião marcou o início da luta pelo hospital (Foto: Divulgação)


O município de Naviraí começou a dar os primeiros passos para a implantação de um Hospital Universitário. Em reunião articulada pelo Prefeito Zelmo de Brida, representantes da Uniesp – União das Instituições Educacionais de São Paulo, apresentaram ao governador do Estado proposta de implantar na cidade um Pólo do Hospital Universitário da Universidade. Segundo o chefe do executivo municipal, se viabilizado, a instituição atenderá alunos da região, principalmente na área de saúde, que em contrapartida deverão atender voluntariamente a população local e de toda a região Conesul do Estado.


Na manhã desta terça-feira (20) o prefeito Zelmo, acompanhado pelo deputado estadual Paulo Corrêa, se reuniu com o governador do Estado André Puccinelli. O encontro ainda teve a presença do presidente da Uniesp José Fernando Pinto Costa, além da Secretária de Estado de Saúde, Beatriz Dobashi, quando o assunto esteve em pauta.


Considerada a Capital da região Conesul, a escolha de Naviraí se deve pelo desenvolvimento acelerado do município. O prefeito Zelmo de Brida, que de pronto manifestou apoio ao projeto, lembra a proposta é garantir aos alunos desta região estudo de qualidade nas áreas de saúde e engenharia, em troca de serviços prestados à comunidade. “Estamos trabalhando muito para isso. Quando soubemos da intenção da instalação do Hospital Universitário em Naviraí, abraçamos esta causa, agora vamos continuar buscando soluções para que este projeto se torne realidade” diz o prefeito.


O foco principal do Hospital Universitário, é atuar no plano de saúde da família, ou seja, fazer com que alunos de 14 cursos universitários e técnicos da área de saúde, como enfermagens, odontologia e medicina, por exemplo, trabalhe em um hospital universitário atendendo a população gratuitamente, como forma de pagar a mensalidade dos cursos. De acordo com Fernando Costa, um projeto semelhante já é desenvolvido em São Paulo e agora a Uniesp quer atuar no Estado com o intuído de desenvolver um trabalho social. “É um projeto muito forte onde vamos atuar na área de saúde pública. Nós queremos ser parceiros do Estado”, frisou Costa.


Todo o projeto, desde a instalação do prédio hospitalar até a aquisição de aparelhos, será desenvolvido através de parcerias entre poder público federal, estadual, municipal e instituições privadas ligadas ao setor estatal.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados