Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 08/09/2009
Mais brasileiros cortaram despesas por causa da crise, indica pesquisa
Compartilhar Notícia

Os brasileiros aumentaram o corte de despesas do orçamento familiar por causa da crise financeira, segundo a pesquisa "Barômetro Mundial sobre a Crise Financeira", feita em parceria pelo IBOPE Inteligência e a rede Worldwide Independent Network of Market Research (Win).


Em julho, 80% dos brasileiros entrevistados revelaram já ter cortado gasto em alguma das 11 categorias pesquisadas, enquanto em março esta fatia era de 67%.


Os brasileiros ampliaram a redução de despesas em todas as áreas. Nas compras de mantimentos para casa, 40% dos entrevistados em julho disseram que gastaram menos, frente aos 31% de março. Quase metade dos brasileiros (47%) afirmou que reduziu gastos com telefonia celular em julho, frente a 37% em março.


Foi forte também a redução das compras de vestuário/calçados e acessórios. Mais da metade dos entrevistados (54%) já gastou menos, uma alta expressiva frente ao índice de 45% em março.


O estudo foi feito nos meses de dezembro, março e julho com 21.088 pessoas em 22 países para avaliar a percepção da população em relação à crise econômica mundial.


No Brasil, 15% dos entrevistados acreditam que a situação econômica vai piorar nos próximos três meses, o que mostra um quadro mais otimista que no resto do mundo, em que 31% consideram uma piora na condição da economia.


Fonte: O Globo







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados