Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 02 DE MAIO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 21/05/2010
Naviraí: Prefeitura consegue mais recursos para Mulheres Rurais
Compartilhar Notícia
Produção das Mulheres do Assentamento Juncal em Naviraí (Foto: Arquivo)


A Prefeitura de Naviraí por intermédio da Gerência de Desenvolvimento Econômico comemora a aprovação de mais um projeto, elaborado por técnicos do setor, que vai beneficiar o grupo de 23 mulheres que integram a Associação das Mulheres Produtoras do Assentamento Juncal. Organizadas na referida associação as mulheres trabalham desde 2007, na produção e comercialização de frango caipira, doces caseiros e artesanato. 


O recurso da ordem de R$ 190 mil, conseguidos junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) será utilizado para um programa de capacitação, custeio e aquisição de insumos. Segundo o técnico Marcelo da Silva, da gerência de desenvolvimento, responsável pela elaboração do projeto, a intenção e instruir as mulheres para se obter uma produção mais barata e eficiente, diminuindo o custo e favorecendo o crescimento das vendas.


O projeto ainda prevê a destinação de parte do recurso para aquisição de insumos como ração. Também será utilizado na confecção de embalagens para industrialização da produção tanto de frangos como de doces. “A marca dos produtos da AMAJU é hoje muito procurada nos supermercados de Naviraí e a idéia é expandir essa produção para o mercado regional” revela Marcelo. O técnico da Prefeitura ressalta a importância do apoio da Agraer e o incentivo do município, com respaldo oferecido pelo Prefeito Zelmo de Brida e o Vice Ronaldo Botelho, que é um dos grandes responsáveis pela existência não só da associação de mulheres como de todo o assentamento Juncal.


Implantado em 2002, o Juncal foi o primeiro assentamento pacífico do Brasil, onde as famílias não invadiram nenhuma propriedade e viabilizaram a área através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-MS), em uma ação decisiva da Associação Naviraiense Terra e Paz (Antep) e da Prefeitura de Naviraí, com atuação direta do atual vice–prefeito Ronaldo Botelho. No início foram 117 assentados, mas hoje, segundo o presidente da Antep Alex Miranda, são 124 famílias residentes na área.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados