Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 28/12/2021
Autorizada vacinação de crianças de 5 a 11 contra a Covid-19 sem exigência de pedido médico em MS
Compartilhar Notícia

Deliberação do Comitê Gestor do programa Prosseguir reafirmou resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), aprovada nesta segunda-feira (27/12), em Mato Grosso do Sul e que autoriza os municípios do estado a vacinarem contra a Covid-19 crianças de 5 a 11 anos, sem a necessidade da exigência de um pedido médico.

 

A deliberação do Prosseguir e a resolução da CIB foram publicadas nesta terça-feira no Diário Oficial do estado. Com a decisão da CIB e ratificação do programa que monitora o avanço da pandemia no estado, as prefeituras podem imunizar as crianças desde que estejam acompanhadas dos pais ou responsáveis no momento da vacinação e que eles apresentem um documento de identificação oficial delas.

 

O Ministério da Saúde divulgou nota nesta segunda-feira (27/12) para afirmar que é favorável à aplicação de vacinas em crianças e que a campanha para este público deve começar ainda em janeiro.

 

Entretanto, o ministério faz uma ressalva. Lembra que está atualmente "ouvindo a sociedade" em uma consulta pública e que a previsão estará mantida caso o posicionamento não mude na conclusão do processo.

 

Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, todos os pontos de vacinação deverão observar os grupos etários e o esquema vacinal aplicável no momento da administração. “No momento da aplicação será exigido um documento de identificação oficial da criança para fins de registro do imunizante. Os pais ou responsáveis deverão estar em mãos, além da carteira de vacinação, com a certidão de nascimento ou documento de identidade da criança”.

 

O assessor militar na SES, Marcello Fraiha, diz que a vacina que deverá ser utilizada na imunização é a da Pfizer. “Porém, terá uma dosagem e composição diferentes daquela que já é utilizada para os maiores de 12 anos e que será distribuída pelo Ministério da Saúde. Em Mato Grosso do Sul, temos 291.800 crianças que estão nesta faixa etária, aptas a se vacinarem”.


Fonte: G1-MS







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados