Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 27/10/2021
Delegação de MS já está no Rio para competir nos Jogos Escolares Brasileiros
Compartilhar Notícia
Texto: Lucas Castro/ Fundesporte


Delegação de Mato Grosso do Sul já está no Rio de Janeiro (RJ), onde serão realizados os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2021. O primeiro grupo de estudantes-atletas, técnicos e dirigentes/oficiais, composto por 94 pessoas, embarcou nesta quarta-feira (27/10). A equipe sul-mato-grossense é organizada e coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

 

A competição, com organização da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), junto à Secretaria Especial do Esporte, órgão do Ministério da Cidadania, terá o Parque Olímpico da Barra como casa, local criado para abrigar os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

 

As disputas acontecerão de 29 de outubro a 5 de novembro. No total, serão 17 modalidades, das quais cinco são coletivas e 12 individuais: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, caratê, wrestling, ginástica artística, ginástica rítmica, badminton, ciclismo e taekwondo. Segundo a CBDE, o evento reunirá mais de sete mil estudantes-atletas, na faixa etária de 12 a 14 an0s, das 27 unidades federativas

 

“Mato Grosso do Sul mais uma vez vai forte para a disputa do nacional, agora com um sentimento especial de retorno, após a pandemia. Acreditamos no potencial dos nossos atletas, que com certeza vão trazer muitas medalhas para o nosso estado”, pontua o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

 

O técnico de ciclismo Lucas Meira já quer colocar sua garotada nas pistas. “A equipe vai forte, tanto no masculino quanto no feminino, o pessoal está bem preparado. Ficamos dois anos praticamente parados, até os treinos foram interrompidos um pouco, mas voltamos com tudo. É mais uma experiência como técnico e também para os atletas, que aguardaram muito por esse momento”.

 

O fato de os JEB’s terem como cidade-sede o Rio, segunda maior metrópole do país, dá “frio na barriga” de Adriana Urtado. A atleta de 14 anos vai dar o seu melhor no atletismo e quer trazer medalhas para o estado. A ponta-poranense de 14 anos irá às pistas para competir os 800 e 2.000 metros rasos.

 

Esta é a primeira vez que Adriana viaja para a etapa nacional dos Escolares. “É uma grande conquista. O sonho de todo mundo é ir para o Rio de Janeiro competir um campeonato nacional. Ter essa oportunidade de ir é maravilhoso, temos de aproveitar cada momento, porque batalhamos para estar aqui. Estou com o coração estourando de felicidade e com friozinho na barriga”.

 

Serão utilizadas nos JEB’s as Arenas Cariocas 1, 2 e 3, o Velódromo, o Centro Olímpico de Tênis, o Complexo Aquático Maria Lenk e instalações temporárias erguidas nas áreas comuns do parque, para quinze das 17 modalidades. Além disso, haverá disputas de skate, escalada, dança, curling e polo aquático como modalidades demonstrativas.

 

A segunda leva da delegação de Mato Grosso do Sul, constituída por 164 pessoas, embarca nesta quinta-feira (28). No total, a equipe do estado terá nos JEB’s 258 pessoas.


Fonte: Globo Esporte







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados