Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 26/10/2021
MS reduz ICMS sobre o transporte de produtos não agropecuários para outros estados
Compartilhar Notícia

O governo de Mato Grosso do Sul reduziu a carga tributária do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o transporte para produtos não agropecuários para outros estados.

 

O decreto que alterou os coeficientes da tabela do frete foi assinado na segunda-feira (25/10) pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e os secretários Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Felipe Mattos (Fazenda).

 

Segundo o governo, no caso de produtos industrializados, por exemplo, o valor do frete mínimo não convergia com o valor real, o que impunha uma carga tributária injusta aos transportadores dos produtos e impactava nos custos de toda a cadeia.

 

O secretário Jaime Verruck exemplificou que, na prática, as mudanças representam uma redução substancial no valor a ser pago de ICMS.

 

“A tabela atual penalizava fortemente todos esses produtos industrializados, como o etanol. Pelas regras atuais, o transporte de 46,14 toneladas desse combustível de Sonora (SP) para Guarulhos (SP) implicaria em uma conta de R$ 2.048,00 de ICMS a pagar. Com a nova tabela, esse valor será reduzido para R$ 1.357,27 - uma diminuição de 33,72%. Isso dá competitividade para a economia, para a cadeia produtiva”, declarou.

 

A previsão da Consultoria Legislativa é de que a nova tabela de cálculo do ICMS do frete será publicada e entrará em vigor na próxima quarta-feira (27/10) no Diário Oficial do Estado.


Fonte: Subcom







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados