Página Inicial | TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 14/05/2021
Sebrae realiza segunda edição da Jornada de Conhecimento em 2021
Compartilhar Notícia

Após o sucesso em 2020, a Jornada de Conhecimento acontece novamente neste ano. O Sebrae/MS, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e a Faculdade Novoeste, realiza, entre os dias 25 e 27 de maio, mais uma edição da capacitação, voltada aos professores da Rede Estadual de Ensino (REE). O curso será totalmente on-line e as inscrições já estão abertas. Docentes interessados em participar podem se inscrever por meio do Portal do Sebrae, basta clicar aqui.

 

Desta vez, a capacitação tem a duração de três dias e vai trazer ao público oficinas sobre as ferramentas colaborativas disponibilizadas pelo GDrive e pelo Google Classroom para professores. As capacitações vão abordar desde a criação de sala, até as maneiras de expor conteúdo, promover fóruns e fazer atividades e avaliações. Além disso, os cursos também vão trazer informações a respeito das ferramentas que podem ser utilizadas para a transmissão das aulas on-line como o Google Meet e o Youtube. (Confira abaixo a programação completa)

 

De acordo com Josué dos Anjos, instrutor da Jornada de Conhecimento II e consultor do Sebrae, diante da pandemia e da necessidade do ensino remoto, aprender a mexer com as ferramentas digitais é algo que se tornou, cada vez mais, importante para o professor, e as oficinas promovidas pelo evento vão somar nesse processo.

 

“Vamos proporcionar para os docentes a oportunidade de estar em contato com as tecnologias mais usuais, voltadas para o ensino remoto. Hoje, a Google, por exemplo, entrega uma solução completa aos professores, que envolve o compartilhamento de conteúdo, transmissão de aulas ao vivo, gravação de vídeo aulas e até mesmo criação de documentos colaborativos, e grande parte disso vamos apresentar para o público”, pontuou Josué.

 

Segundo a gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, como as ferramentas digitais se tornaram grandes aliadas no processo de ensino remoto e permitem o desenvolvimento de aulas engajadoras e dinâmicas, além da criação de um ambiente favorável para o aprendizado, a proposta desta segunda edição do evento é capacitar os professores para que eles consigam utilizar esses recursos no dia a dia com facilidade.

 

“Agora em 2021, ofertamos a segunda edição da Jornada de Conhecimento como forma de atender à uma demanda da Secretaria de Educação em capacitar os professores da rede nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s). Esperamos apoiar os professores na construção de suas aulas e atividades, sejam elas ao vivo ou gravadas, bem como desmistificar o acesso às plataformas e ferramentas colaborativas”, ressaltou Priscila.

 

Para a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, o evento se faz relevante no contexto atual e vai ser mais um momento para que os docentes possam adquirir mais conhecimento a respeito das tecnologias que podem ser utilizadas para o ensino. De acordo com a secretária, o evento tende a ser tão importante para o corpo docente como o que foi realizado na edição anterior.

 

“A jornada de Conhecimento, realizada no ano passado, foi um absoluto sucesso e trouxe ganhos significativos para os profissionais de todo o Estado. Naquele momento, estávamos conhecendo as plataformas e a formação trouxe novas perspectivas para os professores, que estavam se reinventando e buscando alternativas para minimizar os impactos na aprendizagem dos alunos. Agora, em 2021, pensamos em proporcionar esse momento novamente para todos os profissionais de MS”, expôs Maria Cecilia.

 

Primeira Edição

No ano passado, a Jornada de Conhecimento recebeu mais de 31,8 mil inscrições. O seminário on-line, teve duração de 10 horas, e abordou temáticas pertinentes ao novo cenário imposto pela pandemia de Covid-19 com a proposta de preparar os professores para a nova realidade de ensino: a modalidade a distância.

 

Mais do que atender os professores da Rede Estadual de Ensino, a primeira edição da Jornada do Conhecimento também alcançou docentes e gestores das redes municipais, de instituições particulares e até mesmo professores que atuam no ensino superior.

 

Programação - Jornada de Conhecimento II

O evento promove uma capacitação por dia e os workshops são realizados sempre no período da manhã, das 8h às 11h. No dia 25 de maio (terça-feira), o primeiro tema a ser abordado é “Ferramentas Colaborativas do GDrive: Documentos, Planilhas, Apresentações e Formulários”.

 

Já no dia posterior, 26 de maio (quarta-feira), o assunto em pauta é “Google Classroom para Professores: Workshop da ferramenta Google Classroom, desde a criação de sala, conteúdos, fóruns, atividades e avaliações”. Por fim, a última capacitação do evento vai ser promovida no dia 27 de maio (quinta-feira) e traz como tema “Ferramentas para transmissão de aula on-line: Workshop com as duas principais ferramentas de transmissão de aulas on-line: Google Meet e Youtube”.

 

Mais informações sobre a Jornada do Conhecimento II podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados