Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 03/05/2021
MS declara estado de emergência ambiental por 180 dias
Compartilhar Notícia
Foto: Divulgação


O governo do Estado declarou, nesta segunda-feira, dia 03 de maio, estado de emergência ambiental pelo prazo de 180 dias. A medida amplia poderes às forças de segurança para agir na prevenção, combate e salvamento de vítimas de incêndios florestais.

 

O decreto permite ainda que o governo do Estado contrate ou adquira bens ou serviços em caráter emergencial. O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, explica que o Estado já vinha se preparando para fazer o enfrentamento da situação, tendo em vista o baixo volume de chuvas do Verão passado, o que torna propício para a ocorrência de incêndios florestais no Inverno.

 

O plano de manejo integrado de fogo, instituído recentemente pelo Governo do Estado também é lembrado pelo secretário como uma importante ferramenta no combate aos incêndios florestais. No caso de incêndios, foi criado um grupo técnico de resgate de animais.

 

O titular da Semagro ainda destacou a aprovação do Projeto Pró-Pantanal, no âmbito das micro e pequenas empresas.

 

O governo do Estado também destinou um montante de R$ 53 milhões para investimentos em equipamentos e infraestrutura, com a aquisição de 12 caminhões para transporte; 13 caminhões-tanque; 1 aeronave AirTractor 802F; construção de dois quarteis, sendo um em Água Clara, com aeródromo específico para o combate de incêndios e outro em Ribas do Rio Pardo.

 

No ano passado o fogo consumiu cerca de 30% do território pantaneiro, o equivalente a mais de 4 milhões de hectares.


Fonte: Subcom







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados