Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 16/04/2010
Naviraí: Produtores conluem plantio do milho safrinha
Compartilhar Notícia
Produtores da região de Naviraí concluíram o plantio na semana passada (Foto: Jr Lopes)


O plantio do milho safrinha foi praticamente concluído pelos produtores de Naviraí. De acordo com o Departamento Agronômico da Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense (Copasul) a área cultivada será de 33 mil hectares, basicamente a mesma plantada no ano passado.


Em Naviraí o plantio do safrinha foi iniciado nos primeiros dias do mês de fevereiro e houve um pequeno atraso na conclusão, já que o recomendado pelo zoneamento agrícola é de que sejam semeadas as sementes até o final do mês de março. Um dos fatores que colaboraram para o atraso em parte das propriedades do município, se deve à falta de chuva constatada na região de Naviraí nas últimas semanas.


Quanto à perspectiva de produtividade, os técnicos esperam que a safra do milho safrinha este ano seja bem superior a 2009, quando foram colhidos em média 43 sacas por hectare. No ano passado o longo período de estiagem prejudicou a lavoura do milho safrinha e culminou com uma quebra considerável na produtividade.


Para este ano a previsão inicial é de que sejam colhidos aproximadamente 70 sacas por hectare, mesmo com a falta de chuva dos últimos dias. Um dos fatores que podem afetar de forma direta a produtividade é a chuva. Nas propriedades onde a semeadura dos grãs foi iniciada um pouco antes, o milho está no chamado estágio vegetativo.


Os que plantaram um pouco mais tarde, o milho está em fase de germinação. Tanto para o primeiro quanto no segundo exemplo, o ideal é que haja chuva nos próximos 10 dias. Do contrário pode haver uma quebra no período da colheita (previsto para julho) mas nada que se compare à quebra da safra do ano passado.


Fonte: Jr Lopes







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados