Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 27/03/2020
Comércio de Naviraí irá reabrir na segunda-feira
Compartilhar Notícia
Prefeito Izauri de Macedo confirma reabertura do comércio na próxima segunda-feira, dia 30 de março (Foto: Assessoria/arquivo)


Atendendo solicitação da Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (ACEN), o prefeito Izauri de Macedo confirmou que o comércio reabrirá as portas no município na segunda-feira, dia 30 de março.

 

Um outro decreto deve ser assinado ainda nesta sexta-feira (27/03), revogando parte do Decreto nº 27 de 23 de Março de 2020, que definiu o de toque de recolher e fechamento de setores do comércio, tido como não essenciais, de  24 e 31 de março, como medida de enfrentamento ao novo coronavirus, o Covid-19.

 

Neste novo decreto será autorizado a reabertura de todos os setores do comércio, no início da próxima semana, porém o toque de recolher continuará no período das 22 às 5 horas da manhã.

 

Em um ofício assinado pelo presidente da ACEN, José Antônio Cordeiro Leal Uemura (Mano), caso não fosse autorizado a reabertura do comércio, demissões e fechamento de empresas seriam inevitáveis.

 

No ofício consta ainda que, com o comércio fechado o setor poderia passar por uma crise financeira maior ainda. E isso poderia implicar em uma onda de demissões de funcionários e fechamento do comércio. Ficou definido que cada empresa deverá seguir todas as normas de higienização.

 

O prefeito Izauri de Macedo entendeu e atendeu a solicitação da ACEN e dos comerciantes de modo geral, porém, na visão do prefeito é compreensível a solicitação dos comerciantes, mas devido a pandemia do coronavirus, mesmo não havendo nenhum caso confirmado em Naviraí, não existe motivos para se comemorar.

 

– Não temos que comemorar a edição deste novo decreto. Ninguém está conquistando nada, pois a única coisa que está acontecendo é que está voltando para o regime de normalidade. Não há motivos para comemorar porque não eliminamos a possibilidade de haver casos de coronavírus em Naviraí – afirmou o prefeito.

 

Para ele, que confirmou a reabertura durante entrevista à Rádio Karandá FM, é preciso que todos tenham consciência de que é necessário proteger o próximo, mantendo a distância necessária e tomando todos os cuidados para que ninguém seja contaminado pela Covid-19 em Naviraí.

 

O fato de não ter, até o momento, nenhum caso confirmado de pessoas portadoras do novo coronavírus, segundo o prefeito, foi fundamental para a antecipação da reabertura do comércio.

 

– Os casos que apareceram como suspeitos, foram todos descartados pelo Lacen-MS. Isso comprova que nós [a população] estamos fazendo bem a nossa lição de casa. Mantendo o isolamento social, reforçando os cuidados necessários com a higiene das mãos, evitando o contato e utilizando o álcool em gel, protegendo nossos idosos e nossas crianças. Isso tem feito toda diferença e nesse sentido nós temos que cumprimentar nossa população, que até agora cumpriram o isolamento social. Mesmo aqueles que tiveram que manter suas rotinas por trabalharem nos setores do comércio que permaneceram abertos, tiveram todo o cuidado de não se contaminarem e contaminar as outras pessoas – finalizou.

 

Escolas e IPTU

O prefeito disse também que as escolas permanecerão fechadas, no mínimo até o dia 06 de abril. Quanto ao IPTU, Izauri afirmou que atendendo solicitação do presidente 8ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Naviraí, Wilson Vilalba Xavier, os contribuintes terão um prazo maior para quitar os débitos.

 

- A parcela de cota única que venceria no dia 13 de março, com desconto de 10%, poderá ser quitada no início do mês de maio. E a segunda parcela de quem optou em pagar de forma parcelada, poderá ser paga no mês de dezembro – disse o prefeito, concluindo que todos os detalhes estarão no novo decreto a ser assinado e sancionado ainda na noite desta sexta-feira, para começar a vigorar na segunda-feira, dia 30.


Fonte: Folha de Naviraí







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados