Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 05/12/2019
Quatro grandes de SP jogarão juntos pela 1ª vez a Libertadores
Compartilhar Notícia
Foto: Divulgação/GE


Pela primeira vez, a Libertadores da América terá a presença conjunta dos quatro principais clubes de São Paulo. O Corinthians assegurou nesta quarta-feira uma vaga no principal torneio do continente e se juntou aos já classificados Santos, Palmeiras e São Paulo.

 

Veja a situação de cada um deles:

Santos: atual segundo colocado, tem vaga assegurada na fase de grupos desde a 34ª rodada do Brasileirão.

 

Palmeiras: atual terceiro colocado, garantiu classificação para a fase de grupos também na 34ª rodada.

 

São Paulo: sexto colocado no Brasileirão, o São Paulo garantiu vaga na fase de grupos da Libertadores nesta quarta-feira, ao vencer o Inter por 2 a 1 no Morumbi.

 

Corinthians: sétimo colocado no Brasileirão, o Corinthians não tem mais chances de conquistar vaga na fase de grupos, mas já está garantido nas etapas iniciais do torneio.

 

O Brasil terá oito representantes na Libertadores de 2020. Além dos quatro paulistas, estão garantidos o Flamengo (campeão brasileiro e da Libertadores), o Athletico-PR (campeão da Copa do Brasil e quarto colocado no Brasileirão) e o Grêmio (quinto colocado no Brasileirão). Há uma última vaga em disputa entre Inter e Goiás.

 

A Libertadores, que tradicionalmente classificava apenas dois times brasileiros para a Libertadores, passou a ter quatro vagas em 2000. Desde então, o número de vagas tem crescido, e o futebol paulista até conseguiu colocar quatro times na competição, mas não os quatro mais tradicionais juntos. Veja:

 

Quatro times, com três grandes

2005 – Palmeiras, Santo André, Santos e São Paulo

2006 – Corinthians, Palmeiras, Paulista e São Paulo

 

Três grandes

2013 – Corinthians, Palmeiras e São Paulo

2016 – Corinthians, Palmeiras e São Paulo

2018 – Corinthians, Palmeiras e Santos

 

São Paulo e Palmeiras estão, junto com o Grêmio, entre os clubes que mais disputaram a Libertadores. Vão para sua 20ª edição. Corinthians e Santos têm 14. Todos eles já foram campeões do torneio. Veja o histórico:

 

São Paulo (19 participações, três títulos)

O Tricolor é o brasileiro com mais finais de Libertadores: seis. Foi campeão em 1992, 1993 e 2005, três anos em que também conquistou o Mundial. E ficou com o vice em 1974, 1994 e 2006.

 

Santos (14 participações, três títulos)

O Santos é, junto com São Paulo e Grêmio, o clube que mais vezes conquistou a Libertadores. Foi campeão três vezes: em 1962, 1963 e 2011. Também foi vice em 2003.

 

Palmeiras (19 participações, um título)

O Palmeiras é um habitual participante da Libertadores e busca seu segundo título. Foi campeão em 1999 e tem três vices (em 1961, 1968 e 2000).

 

Corinthians (14 participações, um título)

O Timão tem o título mais recente de Libertadores entre os paulistas. Foi campeão em 2012, comandado por Tite. Foi sua primeira e, até agora, única decisão em 14 participações no torneio.


Fonte: Globo Esporte







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados