Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 12/09/2019
IFMS abre inscrições para 1,4 mil vagas em cursos técnicos integrados
Compartilhar Notícia

Estão abertas as inscrições para o Exame de Seleção 2020 do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), processo seletivo que oferta 1.440 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio.

 

As vagas estão distribuídas em 11 diferentes cursos, nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

 

No curso técnico integrado, o estudante faz o ensino médio regular e as disciplinas da formação profissional e tecnológica ao mesmo tempo. O diploma possibilita tanto o ingresso na universidade como no mundo do trabalho.

 

Além de ter o ensino fundamental completo até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro de 2020, o interessado deve ter o CPF (Cadastro de Pessoa Física) em seu nome. O número deverá ser informado na inscrição.

 

Também é fundamental que o interessado leia atentamente o edital nº 064/2019, disponível na Central de Seleção do IFMS, para compreender todas as regras do processo seletivo, cronograma e demais informações de interesse.

 

Inscrições - Devem ser feitas pela Página do Candidato da Central de Seleção. O prazo final é 6 de novembro.

 

A taxa de inscrição é de R$ 25,00 e deve ser paga por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU) em qualquer agência do Banco do Brasil até 7 de novembro.

 

Será concedida isenção da taxa aos candidatos que apresentarem documento que comprove escolaridade em escola pública. A isenção deve ser solicitada até 10 de outubro, no ato da inscrição. 

 

Tem dúvidas sobre como se inscrever? Confira o tutorial.

 

Ação Afirmativa (cotas) - Metade das vagas do Exame de Seleção 2020 é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

 

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição.

 

Os cotistas deverão comprovar essa condição no ato da matrícula, caso contrário perderão a vaga e serão reclassificados em lista de espera.

 

Cursos - Há vagas para cursos técnicos nas áreas de Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica, Metalurgia.

 

Além destes, o IFMS passa a ofertar, a partir de 2020, dois novos cursos no Campus Coxim. 

 

O curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas terá a primeira turma aberta no lugar do técnico em Informática, que deixa de ser ofertado. Outro curso técnico integrado que passa a ser oferecido pelo IFMS em Coxim é o técnico em Aquicultura, já ofertado pelo campus na modalidade subsequente.

 

Para saber mais acesse as páginas dos cursos técnicos integrados do IFMS.

 

Prova - Será aplicada no dia 24 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS tem campus.

 

A prova terá 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais. Confira o que cai na prova.

 

A previsão é que o gabarito seja divulgado no dia seguinte. O resultado preliminar está previsto para 16 de dezembro. No dia 20 serão divulgados o resultado final e a primeira chamada, com matrículas entre 14 e 17 de janeiro.

 

Na página do Exame de Seleção 2020 estão disponíveis mais informações sobre os cursos ofertados e as provas anteriores do processo seletivo.

 

Em caso de dúvidas, o contato com a comissão responsável pelo processo seletivo é processoseletivo@ifms.edu.br.


Fonte: Ascom/IFMS







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados