Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 10 DE MAIO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 30/03/2010
Naviraí: Missa de Ramos atrai milhares de fiéis
Compartilhar Notícia
Fiéis participaram da celebração campal que abriu a Semana Santa (Foto: Divulgação)


Mais de três mil pessoas participaram neste domingo, 28 de março, da Missa de Ramos concelebrada pelo Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima Pe. Jair Antônio Görlach, juntamente com  o vigário Estanislau Talma. A celebração teve os ritos iniciais às 18 horas em frente a agência Banco do Brasil, seguida de uma encenação da entrada de Jesus em Jerusalém. Logo em seguida foi percorrido um trajeto até a igreja matriz, feita por jovens da Comunidade São Pedro e São Francisco.


A representação da passagem bíblica foi acompanhada atentamente pelos fiéis que entoavam o “Hosana”. A celebração paroquial que abriu a Semana Santa reuniu fiéis de todas as comunidades que chegavam até a Praça central.


Segundo o Padre Jair em sua homilia, está é uma semana importante, que exigiu de cada fiel uma longa preparação. “Ao longo de cinco semanas, tempo da quaresma, fomos nos preparando também para reviver a entrada de Jesus em Jerusalém.


Nós rezamos e aumentamos a nossa intimidade com Deus. Fizemos algum tipo de caridade e também algum tipo de esmola, fizemos as nossas abstinências, os nossos jejuns. Nós também neste tempo buscamos o sacramento da reconciliação através da confissão” lembrou o Padre Jair.


Programação


Ao final da Missa celebrada em frente à igreja Matriz, os fiéis tomaram conhecimento de toda programação para a Semana Santa. Quarta-feira Santa (31) às 15 horas acontece na igreja matriz a Celebração da Páscoa dos Idosos e Enfermos.


Na quinta-feira Santa a igreja celebra a instituição da Eucaristia lembrando o gesto de humildade e de serviço, entrega e doação ao próximo feito por Jesus com o Lava-Pés. “Essa missa é seguida da Adoração do Santíssimo”, lembra o pároco.


Nesse dia haverá missa às 19h30 horas nas igrejas de Nossa Senhora das Graças (Jardim Progresso); São Pedro e São Francisco (Avenida Mato Grosso) e matriz Nossa Senhora de Fátima (Praça Euclides Fabris).  Sexta-feira Santa ocorre a celebração da Paixão que, segundo o Pe. Jair, talvez seja um dos momentos mais fortes da Semana Santa, que mais mexa com a fé de todos.


“É a celebração da Paixão de Jesus onde nós vamos fazer também a caminhada até o monte das oliveiras e o calvário onde Jesus foi crucificado. Um dia de Jejum, dia de abstinência, dia de silêncio. Onde devemos nos recolher para termos também um maior diálogo com Deus” informou o líder da comunidade católica de Naviraí.


Na sexta-feira a via-sacra viva será realizada ao longo da Avenida Campo grande, como de costume, logo após a celebração da Paixão na igreja Matriz às 15 horas. No sábado Santo será celebrada missa da vigília pascal às 19 horas nas igrejas de São Sebastião (Jardim Paraíso); São Pedro e São Francisco (Avenida Mato Grosso) e Rosa Mística (bairro Tarumã).


Às 21 horas no sábado de aleluia, missa nas igrejas de Nossa Senhora das Graças (Jardim Progresso), Nossa Senhora Aparecida (João de Barro) e matriz Nossa Senhora de Fátima. Os fiéis são orientados a levar para a Celebração do Sábado de aleluia: água, velas e até mesmo lenha para a benção do fogo.


No domingo de Páscoa, domingo da ressurreição haverá missa às 8 da manhã na igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima e também na comunidade Santo Antônio no bairro Sol Nascente. Às 19:30 horas, no domingo de Páscoa, missa na igreja matriz e na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, bairro Vale Encantado.


A celebração da “Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus” na verdade inicia na quinta-feira Santa e somente terminará no próximo sábado (3 de abril) à noite quando a igreja católica rememora a história da salvação. No sábado de Aleluia a celebração inicia-se fora da igreja com a benção do fogo. A partir deste fogo acende-se o Círio Pascal, através do qual, com as luzes da igreja apagadas são acesas as velas que os fiéis levam consigo.


“Esta luz representa o Cristo ressuscitado, que adentra nossas igrejas relembrando toda história da salvação, toda passagem do sofrimento para a liberdade, da morte para a vida. E com isto, nós vamos celebrando e renovando a nossa fé batismal” lembrou Pe. Jair.


Toda a programação de celebrações para a Semana Santa, bem como, para todo o mês de Abril, está impressa no jornal Mensageiro Paroquial, que começou a ser distribuído ontem no final da Missa de Ramos. O mesmo está à disposição na secretaria da paróquia e nas comunidades.


Fonte: Orisvaldo Sales/ José Hélio







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados