Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 07/08/2019
Naviraí empossa nova diretoria do Conselho Municipal de Assistência Social
Compartilhar Notícia
Foto: Divulgação


Tomou posse a nova diretoria do Conselho Municipal de Assistência Social de Naviraí (CMAS). A solenidade de posse aconteceu na manhã de terça-feira (06/08), na sala de reunião da Gerência de Assistência Social da Prefeitura de Naviraí.

 

Na mesma solenidade foi realizada a eleição da nova presidência, sendo eleita presidente a funcionária publica Débora Canzian Volpini, e vice presidente José Roberto Alves (representando a Seleta).

 

O CMAS de Naviraí atua há 24 anos, e com a posse dessa nova diretoria chegou a 13 gestão. Atuante na garantia da políticas assistenciais o CMAS, tem papel fundamental das garantias sociais e fiscalização na distribuição dos recursos garantindo total imparcialidade para que, aqueles que precisam realmente alcance e garanta seu direito. Na composição da mesa as autoridades presente elogiaram o trabalho do CMAS, e de todos os conselheiros.

 

O CMAS é composto por 10 conselheiros sendo eles governamental e 10 não governamentais, titulares e suplentes. Podem ser conselheiros os representantes do poder público, indicado pelo Governo Municipal, servidores que representam a prefeitura, e que atuam nas Secretárias e Fundações, e os representantes da sociedade civil, eleitos em fórum pelas entidades inscritas no CMAS, são elas entidades sociais prestadoras de serviço, órgão de defesa dos usuários, e os representantes dos trabalhadores da área social.

 

O mandato da nova do CMAS tem duração de dois anos. As reuniões são mensais e abertas ao público, onde a população presente pode pedir a palavra para fazer observações ou tirar dúvidas.

 

A Criação dos conselhos municipais de assistência social está definida na Lei Orgânica da Assistência Social- Lei 8.742/1993, o CMAS de Naviraí foi criado pela Lei Ordinária 781/1995 e alterado pela Lei Municipal 1.614/2012. O CMAS segue os princípios da política de Assistência Social, e garantidos pela legislação da Constituição Federal.

 

O prefeito Dr. Izauri de Macedo, destacou o papel do trabalho voluntário, trabalho este que tem uma recompensa muito grande, em se poder doar para seu próximo, como destacado pelo prefeito ele mesmo quando atuava, não sem contentava em ficar restrito ao seu escritório de onde claro tirava seu sustento, mas ele sentiu que faltava algo mais, e também se doou ao trabalho voluntário, destacando os seguintes trabalhos: Lar da Criança, Lions, APAE, OAB. O prefeito ressaltou que o trabalho voluntário, embora não tenha um ganho, cada voluntário tem um salário muito maior, que é pago por DEUS, e de lá de cima vem a recompensa. Outro destaque positivo que o prefeito Dr. Izauri Macedo destacou é de transparência ética e responsabilidade que está sendo realizado por todos, como destaque foi um encontro realizado na capital, na área de saúde onde Naviraí foi destaque para as outras cidades do estado nas prestações de contas.

 

Em sua fala a primeira dama Mariony Macedo, iniciou destacando que hoje se completa 13 anos da Lei Maria da Penha, Lei está que é a terceira melhor no mundo de suma importância. A primeira Dama é a Coordenadora de Política Públicas para Mulheres, ela destacou a importância da Lei, que protege as nossas mulheres que tanto sofrem violência doméstica, e aproveitou para convidar a todos para amanhã quarta-feira ( 07/08/19) para participarem no IFMS da abertura do agosto Lilás a partir das 19h00.

 

Estiveram presentes o prefeito Izauri de Macedo (DEM), vereadores, a primeira dama Mariony Macedo que também (Coordenadora de Política Públicas para Mulheres) e Marizélia Mazzini gerente de Assistência Social de Naviraí.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados