Página Inicial | TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 06/06/2019
Sanesul prepara projeto de reforma da Casa do Pantanal
Compartilhar Notícia
Foto: Divulgação/Sanesul


A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) já iniciou os estudos para a elaboração do projeto de reforma da Casa do Pantanal, que faz parte do complexo do Parque das Nações Indígenas. A obra deve ser concluída até outubro deste ano.

 

A engenheira ambiental da Sanesul, Dulcélya Mônica de Queiroz Souza, responsável pela Gerência de Meio Ambiente, e o arquiteto da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), Adanilto Faustino de Souza Junior, estiveram na tarde desta quarta-feira (05/06) na Casa do Pantanal para uma vistoria técnica. Também esteve presente o gestor do Parque das Nações Indígenas, Odilon Luiz Rigo.

 

O espaço, que hoje encontra-se fechado, será totalmente reformado e readequado pela Sanesul. Nele serão promovidas atividades ambientais, culturais e também ações educativas sobre a importância do saneamento básico.

 

De acordo com o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior, a ideia é também oferecer no local cursos, palestras, oficinas, eventos, encontros, reuniões, teatros, campanhas, exposições, entre outros. “Será um espaço aberto à comunidade para a democratização da informação ambiental. Também pretendemos fornecer a possibilidade de reflexão e construção do pensamento voltado ao meio ambiente, saneamento e ações educacionais que caminhem em direção à sustentabilidade de Mato Grosso do Sul”, disse.

 

O termo de cessão da Casa do Pantanal foi assinado no último dia 23 de maio pelo governador do Estado, Reinaldo Azambuja, o presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior, e o titular da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck.

 

Durante o evento, foi firmada parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, para a realização de obras de revitalização do Parque das Nações Indígenas. O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) fará repasse de recursos e a Prefeitura ficará encarregada pela execução da obra. Confira aqui matéria sobre o assunto.

 

A Casa do Pantanal foi construída em 2005 e entregue em 2006. O Governo do Estado cedeu a área para a construção e a obra, na época, teve investimentos de R$ 600 mil por parte do Programa Turismo Brasil, do Ministério do Turismo e contou com contrapartida financeira da Fundação Manoel de Barros, que acabou devolvendo o imóvel ao Imasul em 2015.

 

Sanesul 40 Anos

O projeto que será executado no Parque das Nações Indígenas faz parte da comemoração dos 40 anos da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul.  Na estrutura, também será disponibilizada uma sala especial com equipamentos, mapas, documentos, fotografias, projetos de engenharia, entre outros, que retratam a história do saneamento básico nos municípios operados pela estatal.


Fonte: Sanesul/ assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados