Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 25/03/2019
Campus Naviraí celebra primeira década do IFMS
Compartilhar Notícia
Campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul em Naviraí completa 10 anos (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)


Na noite desta segunda-feira, 25 de março, a primeira década de funcionamento do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) será celebrada em Naviraí. A cerimônia, com início às 19 horas, no auditório da Câmara Municipal, é aberta ao público.

 

O IFMS foi criado no dia 29 de dezembro de 2008, data de publicação da Lei nº 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

 

A celebração em Naviraí conta com a colação de grau da primeira turma do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e a primeira diplomação do curso técnico integrado em Informática para Internet.

 

Na cerimônia, também serão diplomados concluintes de curso técnico subsequente, além da certificação de cursos de qualificação profissional e da pós-graduação. No total, serão cerca de 100 formandos.

 

Para mais informações sobre o evento, o contato com o Campus Naviraí pode ser feito pelo telefone (67) 3409-2501.

 

Histórico

A implantação do Campus Naviraí, assim como os de Dourados e Jardim, fez parte da terceira fase da expansão da Rede Federal.

 

As atividades do IFMS no município tiveram início no segundo semestre de 2014, em sede provisória situada na Escola Municipal Maria de Lourdes Aquino Sotana.

 

Os primeiros cursos ofertados foram o de qualificação profissional em Operador de Computador e em Recepcionista, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal.

 

Em 2015, o campus passou a funcionar no Centro de Educação Profissional Senador Ramez Tebet, onde atualmente funciona em caráter provisório. O espaço é cedido pela Secretaria de Estado de Educação (SED/MS).

 

A primeira turma do curso técnico integrado em Informática para Internet foi aberta em 2016, ano em que também teve início a oferta do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. No ano seguinte, foi aberto o curso técnico integrado em Agricultura, e em 2018 o campus abriu a primeira turma do Bacharelado em Agronomia.

 

A unidade oferece ainda cursos técnicos subsequentes em Agricultura e Informática para Internet e a especialização em Educação Profissional, Científica e Tecnológica, destinada tanto a servidores da instituição quanto ao público externo.

 

A sede definitiva do IFMS em Naviraí está sendo construída na Rodovia MS 141, km 4, s/nº. Mais informações estão disponíveis na página do campus.

 

Destaques

Anualmente, o campus promove eventos institucionais como o Festival de Arte e Cultura e as semanas do Meio Ambiente e de Ciência e Tecnologia, além de outras iniciativas ligadas ao ensino, pesquisa e extensão. É o caso do IF Clima, aplicativo de monitoramento climático desenvolvido como projeto de pesquisa aplicada e extensão tecnológica

 

Os estudantes do IFMS em Naviraí também se destacam em outras áreas, como robótica, teatro e política. No ano passado, pela primeira vez, o campus conquistou o prêmio de melhor equipe na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Também em 2018, o grupo "Os Carecas", formado por alunos da unidade, foi vencedor na categoria juvenil do 9º Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran).

 

Nos últimos anos, estudantes do Campus Naviraí também foram escolhidos para representarem Mato Grosso do Sul no Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), promovido pela Câmara dos Deputados, e no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM).

 

Comemorações

A celebração dos 10 anos do IFMS nos campi teve início no final de fevereiro, em Aquidauana, Corumbá e Jardim. A previsão é que as demais unidades promovam eventos semelhantes até abril.

 

No dia 14 de dezembro do ano passado, o evento 'IFMS, transformando vidas', realizado em Campo Grande, celebrou a primeira década de funcionamento da instituição em Mato Grosso do Sul.

 

Além de homenagens a gestores, egressos e parceiros, a ocasião marcou o lançamento do novo vídeo institucional.

 

No final do ano, uma campanha disponibilizada no site do IFMS reuniu fatos, imagens e documentos históricos, além de depoimentos de pessoas que tiveram as vidas transformadas pela instituição.

 

Em 2018, os Institutos Federais utilizaram um selo comemorativo criado pelo IFMS para divulgar as comemorações dos 10 anos de criação das instituições.


Fonte: Ascom/IFMS







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados