Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 06/03/2019
MS produz mais de mil toneladas de mel ao ano
Compartilhar Notícia
Apicultura pode ser alternativa para economia de MS (Foto: Divulgação/Famasul)


Mato Grosso do Sul produz mais de mil toneladas de mel ao ano, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), divulgados pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS). A diversidade da vegetação presente na flora do Estado dá o potencial para uma eficiente produção apícola, acumulando um crescimento de 41% em 6 anos.

 

O setor oferece ao produtor rural sul-mato-grossense uma oportunidade de diversificação econômica. Para o instrutor do Senar/MS, Gustavo Bijus, a tendência hoje é aumentar a produtividade das colmeias, com baixo custo e com um bom gerenciamento.

 

“O apicultor deve buscar novas técnicas e equipamentos que tornem a atividade mais tecnificada e com ganhos para todos”. Para o especialista, o consumo ainda é pequeno devido aos preços elevados do produto.

 

Ainda de acordo com informações do IBGE, Três Lagoas é o maior produtor do estado com 160 toneladas de produção de mel, seguido de Brasilândia, com 120 toneladas e Chapadão do Sul, com 85 toneladas. Mato Grosso do Sul é o 11º maior produtor do País.

 

Sobre o potencial no estado, Bijus acrescenta ainda: “Temos, aqui, as floradas do Cerrado, do Pantanal, da Mata Atlântica, de lavouras como o girassol, a canola e o nabo forrageiro. O eucalipto na região leste também é uma grata surpresa na produção de mel no Estado”.


Fonte: Campo Grande News







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados