Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 24/01/2019
Inscrições para cursos de qualificação do IFMS seguem até fevereiro
Compartilhar Notícia
Campus de Naviraí disponibiliza 80 vagas para dois cursos na modalidade à distãncia (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)


Seguem abertas as inscrições para 1.596 vagas em cursos gratuitos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Qualificação Profissional do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela Página do Candidato da Central de Seleção até 4 de fevereiro.

 

Todas as regras do processo seletivo estão disponíveis no edital nº 087/2218, publicado na Central de Seleção do IFMS. O ingresso será ainda no primeiro semestre.

 

Para concorrer a uma vaga, o candidato deve ter a escolaridade e/ou a idade mínima exigida para o curso pretendido, de acordo com o anexo II do edital de abertura.

 

Ao fazer a inscrição, o candidato deve informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome.

 

Vagas

Estão sendo ofertadas 1.205 vagas em cursos a distância e 391 na modalidade presencial, nos municípios de Água Clara, Aquidauana, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Pedro Gomes, Ponta Porã e Três Lagoas. Para o Campus Naviraí são ofertadas 80 vagas, sendo 40 para Espanhol Básico I e 40 para Inglês Básico I (ambos na modalidade à distância para o período noturno).

 

A seleção será feita por sorteio eletrônico previsto para 6 de fevereiro.

 

O resultado, com a classificação de todos os candidatos, será divulgado no dia seguinte. A publicação do resultado final e da primeira chamada está prevista para 11 de fevereiro. As matrículas deverão ser feitas de 13 a 15 do mesmo mês.

 

Novas chamadas poderão ser feitas, caso haja vagas disponíveis, a partir do dia 19. O início das aulas está previsto para o dia 25 de fevereiro.

 

Nivelamento

No dia 15 de fevereiro, será aplicada uma prova prática de nivelamento para candidatos que não possuem certificado de conclusão de inglês básico e de espanhol básico.

 

Deverão fazer a prova os inscritos nos cursos de Inglês Básico II (distância), Inglês Básico Primeira Etapa Nível II (presencial), Espanhol Básico Primeira Etapa Nível III e Espanhol Intermediário Segunda Etapa Nível I.

 

A prova avaliará as habilidades de compreensão escrita, oral e auditiva, como forma de comprovação de conhecimento básico. O preenchimento da vaga está condicionado à aprovação neste nivelamento.

 

Formação Inicial e Continuada

Os cursos de qualificação profissional oferecidos pelo IFMS conduzem o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento, à especialização e à atualização profissional, em todos os níveis de escolaridade.

 

No caso dos cursos a distância (semipresenciais), os estudantes selecionados deverão participar de encontros presenciais, de acordo com o disposto no anexo II do edital de abertura.

 

O certificado tem validade nacional e habilita o estudante egresso ao exercício profissional.


Fonte: Folha de Naviraí







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados