Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 20/06/2018
Inverno começa oficialmente nesta quinta no Brasil
Compartilhar Notícia

O início do Inverno 2018 começa às 7 horas e sete minutos desta quinta-feira (21/06) e termina no dia 22 de setembro, com o equinócio da primavera. O inverno é a estação que antecede da primavera e sucede o outono. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, esta estação é caracterizada pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas. As regiões sudeste e sul do país são as mais afetadas com características típicas do inverno, sendo o restante do Brasil marcado por temperaturas mais equilibradas, com pouca variação térmica.

 

O começo do inverno é marcado pelo evento astronômico conhecido por Solstício de Inverno, ou seja, o período em que o Hemisfério Norte está mais inclinado em direção do Sol. Em 2018, o solstício de inverno será às 07h07 (horário de Brasília) no Brasil. O solstício de inverno é chamado de solstício de verão no Hemisfério Norte, marcando o começo da estação mais quente do ano nos países que ficam acima da linha do equador.

 

Equinócio de Setembro

O fim do inverno é também marcado por outro fenômeno astronômico: o equinócio de setembro, período quando o Sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador. No Brasil e em todo o Hemisfério Sul, o equinócio acontece em 22 de setembro de 2018, marcando o fim do inverno e começo da primavera.


Fonte: Folhapress







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados