Página Inicial | TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 28/05/2018
Vigilância Sanitária de Naviraí fiscaliza estabelecimentos comerciais
Compartilhar Notícia
Trabalho conjunto realizado pelo SIM e VISA garantem qualidade dos produtos (Foto: Divulgação)


Os estabelecimentos de Naviraí que comercializam produtos e gêneros alimentícios de origem animal, estão sendo visitados, vistoriados e fiscalizados por equipes do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e da Vigilância Sanitária (VISA).

 

Os principais segmentos que estão inclusos nas fiscalizações os açougues e supermercados do município e demais ambientes que produzem ou comercializem produtos dessa natureza.

 

As fiscalizações já estão acontecendo e se estendem por tempo indeterminado, até que todos os estabelecimentos e comércio do ramo sejam vistoriados.

 

O SIM é o órgão que regulamenta e fiscaliza a industrialização de Produtos de Origem Animal; já a VISA regulamenta e fiscaliza a comercialização destes produtos, além de atuar em todos os setores relacionados a produtos e serviços que possam afetar a saúde pública.

 

De acordo com Ana Paula Catalano Neto, médica veterinária do SIM e a fiscal da Vigilância Sanitária Cristiane da Costa Vazon, durante as visitas a equipe dos órgãos responsáveis vistoriam toda a situação envolvida, fiscalizando a obrigatoriedade dos estabelecimentos para a comercialização de produtos de origem animal inspecionados, que exigem Registro no SIF, SIE ou SIM, e averiguam sobre o correto armazenamento dos produtos, prazos de validade, higiene das instalações, entre outros pontos.

 

Todos os comércios que industrializam algum tipo de Produto de Origem Animal devem dar entrada ao Processo de Adesão ao SIM.

 

Uma das práticas muito comuns que caracterizam industrialização neste tipo de estabelecimento é a produção de linguiça e carne salgada.

 

O trabalho realizado pelo SIM de Naviraí, já é referência no Estado de Mato Grosso do Sul sendo constantemente convidado a ministrar palestras e treinamentos em escolas e universidades de outros municípios; além de receber médicos veterinários e secretários a fim de conhecerem os trabalhos desenvolvidos pelos profissionais de Naviraí.

 

A fiscal da Vigilância Sanitária Cristiane Vazon destaca que exercer este trabalho fiscalizador de forma conjunta com o SIM é extremamente importante, pois pode cobrar que os produtos industrializados nestes estabelecimentos estejam devidamente regularizados junto aos órgão competentes.

 

"É importante registrar que os estabelecimentos que trabalham no setor e que estão sendo fiscalizados pelos órgãos da Prefeitura estão evoluindo muito na questão das boas práticas de fabricação", relataram as servidoras.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados