Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 28/11/2017
Empresários italianos visitam Naviraí
Compartilhar Notícia
Prefeito Izauri, vereadores, gerentes e representantes de empresa italiana em Naviraí (Foto: Assessoria)


No sábado (25/11), o prefeito José Izauri de Macedo e os gerentes de Meio Ambiente Astolfo Carlos Mendes; Administração, Eduardo Mendes e Obras, Ana Paula Rocha receberam a visita de empresários representantes de uma empresa italiana no seguimento de aproveitamento de resíduo solido. No encontro também estiveram presentes os vereadores Claudio Cezar (Fi da Paiol), Rosangela Sofa e Ederson Dutra (Neninha).

 

O prefeito juntamente com assessores e vereadores levaram os empresários até o aterro sanitário para verificar in loco o acondicionamento do lixo urbano. A vinda dos empresários foi no sentido de fazer uma proposta para a instalação de uma usina de tratamento de resíduo sólido (lixo). Segundo o representante da empresa italiana, Marco Bassetto há 40 anos vem trabalhando nessa área e agora com expansão aqui no Brasil.

 

Marco comentou que já se encontra em fase de negociação três municípios brasileiros, um na cidade de Itabaiana (Bahia), um no estado do Rio Grande do Sul, Canoas e dois aqui no Mato Grosso do Sul, sendo Ponta Porã e agora Naviraí.

 

O empresário disse que por ser Naviraí um município polo, o projeto é trabalhar com 100 toneladas dia de lixo, e aqui são produzidos aproximadamente 40 toneladas. Os municípios do Cone Sul do estado estão com problemas sérios de estar dando um destino final no lixo, com a implantação da usina aqui, irá facilitar, já que existe um consórcio com 14 municípios vizinhos o que daria condições do funcionamento solucionando um problema crucial e barateando o custo para esses municípios.

 

Marco Bassetto comentou que o projeto é ambicioso, mais viável. “O que gostaríamos de implantar aqui, seria uma tecnologia de plasma, que significa tratar qualquer tipo de resíduo como lodo de esgoto, lixo hospitalar, domiciliar, pneus, industrial, agrotóxicos entre outros. O investimento para a implantação será na ordem de R$ 150 milhões de reais  gerando uma receita para o munícipio através do ISS e 40 empregos diretos e ainda a comercialização de energia elétrica gerada com o aproveitamento do lixo”, destacou o empresário.

 

Para o prefeito doutor Izauri a implantação dessa usina de tratamento de resíduo sólido no munícipio é extremamente de suma importância, pois vem solucionar um problema de muito tempo que é o direcionamento do lixo produzido, além de somar receita vem baratear os custos para a destinação do resíduo sólido.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados