Página Inicial | SEGUNDA FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 02/03/2010
Naviraí sedia encontro para formação de conselho Ambiental
Compartilhar Notícia
Encontro foi realizado no auditório da Associação Comercial (Foto: Orisvaldo Sales)


O município de Naviraí sediou na sexta-feira (26) mais uma etapa do processo de criação do Conselho Consultivo da Área de Proteção das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná (CAPIVA). A reunião com 54 representantes dos municípios de Mato Grosso do Sul Paraná e São Paulo, ocorreu no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (Acen) com objetivo formar os conselheiros do referido órgão.


Segundo o gerente de meio ambiente da Prefeitura de Naviraí, João do Carmo Neves (Chocolate) a aprovação dos conselheiros só não foi possível, porque não houve consenso entre a Federação dos Agricultores de Mato Grosso do Sul (FAMASUL) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).


“Na última assembléia, ficou aprovado que o conselho seria deliberativo, mas hoje, o IBAMA, exigiu que fosse consultivo. Com a continuidade do impasse não foi possível ser aprovado o conselho da CAPIVA. Nesta contenda que já dura mais de dois anos os proprietários rurais defendem um conselho com caráter deliberativo enquanto os representantes do Ibama defendem o contrário. Com a indefinição uma nova reunião será marcada segundo o representante da Prefeitura de Naviraí que está mediando os entendimentos.


O conselho tem por finalidade contribuir para a implantação da Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, garantir a equidade entre o respeito e desenvolvimento do ser humano e a conservação da natureza, além de fomentar ações buscando melhorias sócio-econômicas dos moradores que vivem na APA, principalmente mais carentes e promover a integração institucional entre a unidade e as entidades que atual na APA, seja elas públicas ou privadas.


A Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, possui uma área de 1.003.059 hectares e se estende por 10 municípios no Mato Grosso do Sul, sendo Batayporã, Nova Andradina, Taquarussu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Jateí, Naviraí, Itaquiraí, Eldorado e Mundo Novo, 14 municípios no Paraná e 01 no Estado de São Paulo.


Outro objetivo da APA, também é a proteção das zonas de amortecimento do Parque Nacional de Ilha Grande e do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema. A APA faz parte do grupo de Unidades de Conservação de Uso Sustentável (Lei 9.985/00 – SNUC), isto é, a mesma pode ser criada sobre áreas onde existam propriedades privadas.


Fonte: Da redação







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados