Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 06/04/2017
Vacinação contra influenza começa dia 17 em MS
Compartilhar Notícia
Secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares, durante webconferência com os municípios sobre as ações da campanha de imunização (Foto: Jefferson Gonçalves)


A Campanha de Imunização contra a Influenza começa em Mato Grosso do Sul a partir do dia 17 de abril, o anúncio foi feito nesta quarta-feira (5) pelo secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares, durante webconferência com os coordenadores dos Núcleos Regionais de Saúde. Para reforçar as ações de vacinação deste ano, o secretário reiterou o compromisso de todos os 79 municípios cumprirem os pré-requisitos de aplicação da vacina em relação ao público-alvo . De acordo com Tavares, para evitar que ocorra a falta de vacinas em determinados locais como no ano passado, é indispensável que as ações ocorram apenas nas unidades de saúde.

 

“A campanha de vacinação contra influenza ocorrerá estritamente nas unidades de saúde e apenas para o público-alvo, são as orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde para evitarmos os erros ocorridos em 2016. Contaremos com o cadastro pelos municípios das pessoas que forem vacinadas, mas é importante que as recomendações sejam seguidas”, afirmou o secretário.

 

“Teremos vacinas suficientes para atender a população alvo, não haverá motivo para correria. No ano passado tivemos alguns municípios que não seguiram o que foi preconizado, onde vacinas foram aplicadas fora das unidades de saúde, como shoppings e mercados, e acabaram vacinando pessoas fora do público-alvo. As doses são contabilizadas de acordo com a população que, necessariamente, precisa ser imunizada”, destacou.

 

Serão encaminhadas para Mato Grosso do Sul aproximadamente 750 mil doses para distribuição aos 79 municípios. O cronograma da campanha funcionará da seguinte maneira:

 

dia 17 de abril –  a vacinação começará pelos profissionais de saúde e crianças de 6 meses a menores de 2 anos;

dia 24 de abril – a vacinação acontece para os grupos de gestantes, puérperas e crianças de 2 anos a menores de 5 anos;

dia 2 de maio – a campanha será aberta para os demais grupos tendo o dia 13 de maio como o Dia D da mobilização.

 

Neste ano a vacinação contra a influenza tem como novidade a inclusão dos profissionais da Educação da rede de ensino básico (Regular, Especial e Educação de Jovens e Adultos – EJA) e superior das escolas públicas e privadas.

 

Além desses profissionais fazem parte do público-alvo: pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas, população privada de liberdade e profissionais do sistema prisional. (**Texto: Jefferson Gonçalves/ ecretaria de Estado de Saúde - SES)


Fonte: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados