Página Inicial | QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 18/02/2017
Horário de verão termina hoje, à meia-noite
Compartilhar Notícia
Relógios devem ser atrasados em uma hora (Foto: Divulgação)


Último sábado para aproveitar os dias mais longos do horário de verão. À meia-noite de hoje (18/02), os moradores de todos os estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, vão precisar atrasar seus relógios em uma hora. O principal objetivo do horário de verão é a redução no consumo de energia elétrica no horário de pico, entre 18h e 21h.

 

De acordo com a estimativa do Ministério de Minas e Energia, a medida representou uma economia de R$ 147 milhões neste verão. O valor é baseado no custo evitado na utilização de usinas termelétricas e menor carregamento de energia nas linhas de transmissão, nas subestações, e nos sistemas de distribuição.

 

“O verão é o período que naturalmente demora a anoitecer, o dia é maior. Ou seja, com o horário de verão, é possível aproveitar a luz natural para gerar um melhor aproveitamento da energia”, explicou o secretário de Energia Elétrica, Fábio Alves.

 

Nos últimos anos, a pasta estima que houve uma redução média de 4,5% na demanda e 0,5% no consumo de energia nas regiões onde há horário de verão. Desta forma evita-se o investimento de R$ 7 bilhões na construção de uma usina que forneceria energia adicional no horário de pico.

 

A mudança de horário é adotada no Brasil desde 1931. O início é sempre no terceiro domingo do mês de outubro, e o término acontece no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. A exceção é quando o terceiro domingo de fevereiro é o domingo de carnaval e, nesses anos, o horário de verão se encerra no domingo seguinte.


Fonte: Folha de Naviraí







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados