Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 10/02/2017
SAÚDE - Especialista explica o que é a Osteopatia
Compartilhar Notícia
Dr. José Wagner, especialista em Osteopatia, atende na Clínica Fisiolife (Foto: Andrey Guizolfi/Folha de Naviraí)


Na edição impressa da Folha de Naviraí, que está circuando nesta sexta-feira (10/02), o Dr. José Wagner R. Rodrigues, que há 10 anos atende pacientes de Naviraí e região na Clínica Fisiolife, fala sobre o que é e quando a Osteopatia é indicada.

 

O QUE OSTEOPATIA?

A osteopatia é um meio de diagnóstico, tratamento e cura que se utiliza de recursos manuais para interferir na estrutura e função do organismo para obter os resultados desejados. Teve início por volta de 1874, pelo médico americano Andrew Taillor Still. Da origem da palavra, extraímos a filosofia que norteia os objetivos da osteopatia: Cuidar do Corpo Como um Todo.

 

Na prática consiste na utilização de técnicas não invasivas de mobilização e manipulação articular assim como tecidos moles. As técnicas são divididas em três grupos: Osteopatia Estrutural; Osteopatia Visceral e a Osteopatia Craniana.

 

OSTEOPATIA ESTRUTARAL

Segundo Irwin Koor, a estrutura (tecido músculo-esquelético) representa 80% de nosso corpo. Realiza interconecções com diversos outros tecidos e pode estar frequentemente acometido por sinais/sintomas ou disfunções. É comum pacientes se queixarem de dores estruturais ao longo da vida e a 

Osteopatia Estrutural surge como recurso terapêutico manual para avaliação e tratamento deste sistema.

 

A Osteopatia estrutural é indicada para: protusões e hérnias discais; ciáticas; torcicolos; lombalgias agudas ou crônicas; vertigens, neuralgias cervicobraquiais; tendinites (LER/DORT); dor miofascial; entorses e traumas; cefaléias; disfunções esportivas, ortopédicas, traumática, entre outras.

 

OSTEOPATIA VISCERAL

Todos os órgãos, assim como todo o corpo, estão em movimento constante e em sincronia entre si e com todas as estruturas que os rodeiam. Quando essa sincronia estiver perturbada, estamos diante de uma disfunção visceral. Essas disfunções são caracterizadas por víscero-espasmos, diminuição da mobilidade e motilidade da víscera, diminuição da vascularização, ptoses viscerais, aderências decorrentes de inflamações, infecções, intervenções cirúrgicas, traumas, postura incorreta por demasiado tempo, entre outros. Na visão osteopática, essas alterações viscerais também podem ter origem simpática, parassimpática, hormonal, restrição tecidual e diminuição do líquido seroso presente na cavidade abdominal. 

 

Os principais efeitos da manipulação visceral são: eliminação do espasmo reflexo da musculatura lisa do trato visceral; estiramento das fáscias com o fim de liberar as aderências e dar elasticidade e liberdade de movimento.

 

A osteopatia visceral é indicada para: hérnia de hiato; ptoses viscerais; constipação intestinal e refluxo (inclusive em bebês); distúrbios hepatobiliares; alterações cardíacas; distúrbios renais; alterações do ciclo menstrual; queda da imunidade; patologias sistêmicas de origem visceral, entre outras.

 

OSTEOPATIA CRANIANA

A Osteopatia Craniana consiste em liberar restrições do sistema craniossacral e seus componentes, dissipando os efeitos negativos do estresse, facilitando o processo de recuperação do próprio corpo (principio da auto cura).

 

Estes movimentos podem ser detectados em qualquer parte do corpo, mas com mais facilidade no crânio, sacro e cóccix. Quando o problema é detectado, o osteopata utiliza técnicas manuais delicadas para liberar estas áreas e dissipar as tensões que podem causar restrições em todo o corpo.

 

A osteopatia Craniana é indicada para: dores de cabeça e enxaqueca; labirintite; rinite e sinusite; nevralgias do nervo trigêmeo; dores crônicas vertebrais; problemas relacionados ao estresse; dificuldades de coordenação motora; disfunções em recém-nascidos e crianças; lesões por traumatismos cranianos e medulares; fadiga crônica; fibromialgia; disfunções da articulação temporomandibular (ATM); escoliose; disfunções do sistema nervoso central; regulação do SNA (Sistema Nervoso Autônomo); estresse pós-traumático; dificuldades emocionais, entre outras.

 

Em Naviraí, a Clínica Fisiolife – Osteopatia e Fisioterapia, está localizada na Avenida Dourados, nº 1453. Fone (67) 3461-8835.


Fonte: Folha de Naviraí







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados