Página Inicial | TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 07/11/2016
Dom Redovino, Bispo emérito de Dourados, morre aos 77 anos
Compartilhar Notícia
Dom Redovino faleceu neste domingo em Dourados (Foto: O Progresso)


Morreu aos 77 anos, o bispo emérito de Dourados Dom Redovino Rizzardo. O anúncio do falecimento aconteceu na tarde de ontem (06), por volta das 18h30min. Dom Redovino fazia tratamento contra um câncer de próstata e estava internado no Hospital do Coração de Dourados.

Foi ordenado bispo de Dourados em 2001 e no ano passado renunciou ao cargo cumprindo um protocolo da igreja. De lá para cá, o bispo dedicou-se ao tratamento de saúde.

Ao longo do período que esteve à frente da Diocese, Dom Redovino garantiu grandes avanços para a comunidade católica entre os quais a ordenação de padres diocesanos e religiosos, criação de 14 paróquias, transformação da revista Elo, antes um folheto, a criação da Toca de Assis (para os moradores de rua) e do Mosteiro Santa Maria dos Anjos, conhecido como Irmãs Clarissas (de vida contemplativa). Outro fato considerado importante, em 2011, foi a criação da Diocese de Naviraí, desmembrada de Dourados.

Muito ligado aos meios de comunicação, Dom Redovino escrevia todas as sextas-feiras em vários jornais e sites do Brasil, entre os quais O PROGRESSO, artigos que, no final de cada ano, foram transformados em 8 livros. Também foram criadas a Rádio Boa Nova, a Rádio Coração e a Rádio Imaculada Conceição.

Currículo
Natural de Bento Gonçalves (RS) Dom Redovino nasceu em 12 de abril de 1939. Com 11 anos de idade, iniciou sua caminhada rumo ao sacerdócio e à vida religiosa, recebendo ordenação sacerdotal aos 28 anos. Durante sua vida sacerdotal antes do episcopado foi vigário paroquial, diretor do Centro de Estudos Migratórios e Assessor do Setor de Migrações da CNBB, diretor do Centro de Espiritualidade de sua Congregação, em Guaporé, fez cursos no Brasil e em Roma, na Itália.

No dia 16 de dezembro de 2000, quando residia em Guaporé, foi chamado a Passo Fundo (RS) para ser bispo coadjutor de Dourados. A notícia oficial foi publicada pelo Vaticano no dia 3 de janeiro de 2001. No dia 6 de abril, Dom Redovino tomou posse como bispo coadjutor de Dom Alberto Först. Com a renúncia de Dom Alberto, no dia 5 de dezembro de 2001, passou a ser o 5º bispo diocesano de Dourados.


Fonte: O Progresso







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados